Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

Na véspera das Eleições 2024, Justiça Eleitoral do Paraná reforça a importância de um processo eleitoral pacífico

O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, lembrou o Pacto Eleições no Caminho da Paz
2024-10-05 às 14:00

Na manhã deste sábado (5), véspera das Eleições 2024, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, esclareceu, em entrevistas concedidas à imprensa, a logística do pleito, abordando assuntos como a entrega das urnas eletrônicas e a vistoria dos locais de votação.

O presidente do TRE-PR destacou o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”, iniciativa da Justiça Eleitoral do Paraná que tem o objetivo de garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de desinformação e de discurso de ódio.

“Esperamos que a eleitora e o eleitor estejam com o espírito pacífico, que votem em paz, respeitando a posição contrária de outra pessoa e que os candidatos também façam suas campanhas de maneira pacífica, respeitando a legislação e a eleitora e o eleitor paranaense”, declarou.

O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson também explicou como serão realizadas, neste domingo (6), as auditorias que comprovam a confiabilidade do processo de votação eletrônica. Na manhã deste sábado (5), foram definidas as 25 urnas que serão utilizadas no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, as duas que serão usadas no Teste de Integridade com Biometria e as oito que participarão do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Sobre o Pacto

Pacto Eleições no Caminho da Paz, de iniciativa do TRE-PR, prevê a adoção de ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero, ao discurso de ódio e à desinformação e de medidas para educar e conscientizar o eleitorado.

Como parte da iniciativa, o Tribunal convidou instituições públicas e privadas, partidos políticos, candidatas e candidatos de todo o Paraná a assinarem oPacto. O Termo de Adesão está disponível no site do TRE-PR, que torna pública também a lista das mais de 300 entidades e partidos signatários. Na página, estão disponíveis ainda os conteúdos de divulgação da campanha, como cards, textos, logos, vídeos, áudios, manuais e cartilhas.

do TRE-PR