há 13 horas
Amanda Martins

Apontado como uma das inspirações para o personagem Profeta, interpretado por André Lamoglia na série Os Donos do Jogo, da Netflix, o bicheiro Bernardo Bello será levado a júri popular pela morte do também contraventor Alcebíades Paes Garcia, o Bid. A decisão da Justiça fluminense, divulgada nesta semana, mantém Bello como réu por homicídio qualificado.
Bernardo Bello entrou para o mundo do jogo do bicho após se casar com Tamara Harrouche Garcia, filha do falecido bicheiro Waldermir Paes Garcia, o Maninho. Desde então, tornou-se um dos nomes mais conhecidos e temidos da contravenção no Rio de Janeiro, acumulando disputas violentas que ajudaram a inspirar elementos da produção da Netflix, centrada nas guerras internas e nos códigos de poder entre bancas cariocas.
Segundo informações do portal Metrópoles, Bello passou a ser alvo constante de operações da Polícia Civil e do Ministério Público, que apontam seu envolvimento em extorsão, ameaças e confrontos sangrentos por territórios. As investigações o colocam como peça central no atual rearranjo da contravenção fluminense.
A ruptura com Bid, um dos contraventores mais tradicionais do Rio, representou um dos episódios mais tensos da disputa entre facções do bicho. Em 2020, Bid foi executado na porta do hotel onde morava, na Barra da Tijuca. Segundo a Justiça, o assassinato fez parte de um plano para eliminar rivais, supostamente comandado por Bello.
Além do homicídio, Bernardo Bello é investigado por organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes ligados à exploração de jogos ilegais.