há 4 horas
Amanda Martins

O episódio final de Stranger Things será disponibilizado pela Netflix a partir das 22h desta quarta-feira (31), véspera de Ano-Novo. Apesar da expectativa dos fãs para o desfecho da série, há quem defenda que a produção não seja assistida justamente na virada do ano.
Segundo o portal Itatiaia, a recomendação parte de Paula Santana, terapeuta energética, que alerta para o impacto simbólico e emocional do conteúdo em um momento considerado, segundo ela, de forte carga energética. Para a especialista, a transição de um ano para o outro representa “o portal energético mais poderoso do ano”, marcado por uma vibração coletiva de esperança, amor e criação.
Segundo Paula, imagens, sons e representações presentes em uma série como Stranger Things dialogam diretamente com o inconsciente. “Carregar o inconsciente de influências que você não tem controle, especialmente sem saber o que acontece no episódio, é se abrir para o acaso e desperdiçar a oportunidade de usar essa energia para direcionar o ano da melhor forma”, afirma.
A terapeuta também destaca que o Ano-Novo será marcado por um stellium em Áries, fenômeno caracterizado pela concentração de três ou mais planetas no mesmo signo. Para ela, o momento simboliza novos começos e favorece práticas como meditação, rituais, intenções e planejamento pessoal. “É o universo gritando para você mirar no gol”, completa.
Intitulado “O Mundo ‘Direito’”, o episódio final tem mais de duas horas de duração e encerra a quinta e última temporada da série. A primeira parte foi lançada em 26 de novembro, com quatro episódios, enquanto outros três capítulos chegaram à plataforma no dia 25 de dezembro.
Nos episódios iniciais da temporada final, Eleven e Hopper invadiram um laboratório do Exército no Mundo Invertido para tentar eliminar Vecna, acreditando que seu corpo estivesse sob o controle da Dra. Kay. O plano fracassou ao revelar que a cientista mantinha presa Kali, irmã de Eleven, desaparecida desde a segunda temporada.
Paralelamente, Dustin, Steve, Nancy e Jonathan tentaram atravessar um muro que bloqueava o acesso a Holly, capturada por Vecna, mas foram impedidos. No mundo real, Joyce, Mike, Lucas, Will e outros aliados buscavam resgatar crianças sequestradas pelo Exército, quando foram atacados por demogorgons liderados pelo vilão.
No último episódio da primeira parte, Vecna reapareceu, revelou sua ligação com Will e ordenou a morte de Mike, Lucas e Robin. O massacre só foi interrompido após Will despertar seus poderes psíquicos e assumir o controle da Mente Coletiva, abrindo caminho para o confronto final da série.