há 3 horas
Gabriel Aparecido

A música "Sina de Ofélia", versão brasileira do hit de Taylor Swift "The Fate of Ophelia", foi derruba da plataforma de streaming Spotify. A faixa é feita interiamente por Inteligência Artificial (IA) e usa as vozes dos cantores Luísa Sonza e Dilsinho. Na plataforma, a música figurava entre as mais ouvidas do país.
De acordo com informações da CNN, ainda não está claro se a faixa foi derrubada pela equipe de Taylor Swift ou pelo próprio Spotify. A empresa havia anunciado, anteriormente, novas medidas para conter o uso indevido de IA na plataforma. “Nosso foco é barrar spam, fraude e clonagem indevida de vozes”, destacou Charlie Hellman, chefe global de música vertical do Spotify, na ocasião.
As regras do Spotify criam filtros mais rígidos contra spam musical, maior proteção contra a imitação de artistas e a exigência de transparência no uso de IA em créditos musicais.
"Sina de Ofélia" não creditava Swift em sua composição. Em relação às vozes usadas na música, Luísa Sonza chegou a gravar um vídeo com a canção, auxiliando na viralização da faixa. No YouTube, a faixa já acumula mais de 1 milhão de visualizações.