há 2 dias
Heryvelton Martins
A partir de 1º de outubro de 2025, o WhatsApp, aplicativo de mensagens da Meta, deixou de funcionar em diversos modelos de celulares com sistemas operacionais mais antigos. A medida afeta usuários que têm aparelhos com Android 5.0 ou inferior e iPhones com iOS 15.1 ou anterior. O objetivo da empresa é garantir maior segurança, estabilidade e compatibilidade do aplicativo com os recursos modernos, pois manter o suporte a sistemas obsoletos compromete a experiência e a proteção dos dados dos usuários.
A descontinuação do suporte significa que esses celulares não receberão mais atualizações do WhatsApp, podendo começar a apresentar falhas, como a impossibilidade de enviar ou receber mensagens e até mesmo de abrir o aplicativo.
Para manter o acesso ao aplicativo, os usuários têm duas opções:
Atualizar o sistema operacional para uma versão compatível (se o aparelho ainda permitir a atualização).
Trocar o aparelho por um modelo mais recente, caso o celular atual não possa mais receber as atualizações necessárias.
Dispositivos que não recebem mais atualizações de seus próprios sistemas não suportam as novas exigências de segurança e tecnologia do WhatsApp.
A lista inclui aparelhos populares no passado. Confira alguns exemplos de dispositivos que podem ser afetados:
Samsung: Galaxy S5, entre outros.
LG: G3, entre outros.
Sony: Xperia Z2, entre outros.
Motorola: Moto G (1ª geração), entre outros.
Huawei: Ascend Mate 2, entre outros.
HTC: One M8, entre outros.
iPhones: 5, 5c e 6 (modelos que não foram atualizados para além do iOS 12).
A recomendação é que aqueles que utilizam algum desses modelos é verificar a versão do sistema operacional do seu celular e planejar a atualização ou a troca do dispositivo para não perder o acesso ao serviço de comunicação.