há um dia
Amanda Martins

Sadie Sink, intérprete de Max na série Stranger Things, comentou recentemente sobre o destino de Eleven no desfecho da produção. O final da trama deixou em aberto se a personagem vivida por Millie Bobby Brown morreu ou sobreviveu após os acontecimentos decisivos da história.
Durante participação no The Tonight Show, a atriz compartilhou sua interpretação pessoal sobre o encerramento. Para Sadie, Eleven pode ter morrido, e o desfecho representaria uma despedida simbólica da infância dos personagens. Segundo ela, a narrativa final apresentada por Mike funcionaria como um último adeus, reforçando o tom de encerramento da série.
No último episódio, Eleven aparentemente se sacrifica no momento em que o Mundo Invertido é destruído. No entanto, a sequência final sugere outra possibilidade: Mike levanta a hipótese de que tudo não passou de uma projeção criada por Kali, indicando que Eleven poderia ter escapado com vida.
Segundo o Metrópoles, os criadores da série, Matt e Ross Duffer, também se manifestaram sobre o assunto em entrevista à Variety. Eles explicaram que a decisão foi manter o final aberto à interpretação do público. A cena derradeira se passa após um salto temporal de 18 meses, durante a formatura da turma de 1989, no porão da casa dos Wheeler.
No encontro final, o grupo se reúne para jogar Dungeons & Dragons pela última vez, enquanto Mike compartilha suas expectativas sobre o futuro de cada amigo. É nesse momento que ele revela acreditar que Eleven ainda esteja viva, reforçando a proposta dos criadores de permitir que cada espectador tire suas próprias conclusões sobre o destino da personagem.