há 12 horas
Amanda Martins

A Volta da Pampulha teve uma nova campeã na prova feminina neste domingo (7), em Belo Horizonte. A mineira Amanda Aparecida de Oliveira venceu os 18 quilômetros da tradicional corrida urbana ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 1h07m05s, apenas um segundo à frente da queniana Naum Jepchirchir, que ficou com o segundo lugar. A também queniana Viola Jelagat Kosgei completou o pódio.
A vitória marca um feito histórico para o atletismo nacional. Amanda é a primeira brasileira a conquistar o título feminino da Volta da Pampulha desde 2014, quando a paranaense Joziane Cardoso venceu a prova. Desde então, apenas atletas africanas haviam dominado a competição.
Ainda no feminino, a etíope Alemtsehay Abdaru terminou na quarta colocação, seguida pela brasileira Anastacia Rocha Pereira, que completou o percurso em 1h08m11s.
Na disputa masculina, o domínio recente dos brasileiros foi interrompido. O queniano Wilson Mutua Maina venceu a edição deste ano com o tempo de 55m23s, devolvendo o título ao Quênia após duas vitórias consecutivas do brasileiro Fabio Jesus Correia em temporadas anteriores. Giovani dos Santos foi o melhor brasileiro da prova, terminando em segundo lugar com 56m44s, seguido por Gilmar Silvestre Lopes, terceiro colocado com 58m14s.
A edição deste ano da Volta da Pampulha reforçou o alto nível técnico da competição e teve como destaque a quebra de longas sequências, tanto na prova feminina, com o triunfo brasileiro, quanto na masculina, com a vitória de um atleta queniano.