há 11 horas
Carlos Solek

Após o fim da 38ª rodada, foi definido os quatro times rebaixados no Campeonato Brasileiro de 2025: além de Sport e Juventude, também disputarão a Série B no ano que vem o Ceará e o Fortaleza. Santos, Internacional e Vitória, que lutaram para sair do Z4, permanecerão na primeira divisão. Confira como foi a rodada:
Fortaleza
O Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo, no Nilton Santos (RJ), por 4 a 2. O Leão vinha de uma recuperação incrível no campeonato, com nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias seguidas.


Aos 16 minutos de jogo, Breno Lopes acertou um belo chute na entrada da área e abriu o placar. Nos acréscimos da etapa inicial, aos 49, Montoro colocou com categoria no ângulo para empatar a partida. Aos 2 minutos da etapa final, Vitinho cruzou e Arthur Cabral virou para o Botafogo.
Aos 6 minutos, ocorreu uma lance incrível. Depois da finalização do Fortaleza, a bola bateu no braço de Barrera dentro da área. No contra-ataque rápido, os cariocas fizeram o terceiro gol com o mesmo Barrera. Só que o árbitro, auxiliado pelo VAR, anulou o gol e marcou o pênalti para o Fortaleza.
Aos 10 minutos, Bareiro bateu e empatou o jogo em 2 a 2. Aos 38 minutos, Santi cobrou escanteio e Marçal mandou de cabeça para o fundo da rede para ampliar o placar. Já nos acréscimos, Mateo Ponte definiu o contra-ataque e fez 4 a 2.
A derrotadeixou a equipe na 18ª posição, com 43 pontos.
Ceará
A outra vaga do Z-4 ficou com o Ceará. O Vozão perdeu de virada por 3 a 1 para o Palmeiras, no Castelão lotado, e vai jogar a Série B do futebol brasileiro em 2026.
O Vozão saiu na frente no duelo desta tarde com o centroavante Pedro Raul, aos 11 minutos. Lucas Mugni cobrou falta na segunda trave, Willian Machado escorou para o meio e o artilheiro definiu. Mas logo, aos 16 minutos, o Palmeiras empatou. Bruno Fuchs cruzou e Facundo Torres definiu.
Na etapa final, aos 15 minutos, Ramón Sosa cobrou falta no canto e definiu a virada do Verdão. Aos 19 minutos, o Palmeiras ainda marcou mais um com Flaco López. Jefté cruzou e o artilheiro argentino fez o 3 a 1.
Com os resultados, o Ceará fechou na 17ª posição, também com 43 pontos.
Internacional
O Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O Colorado fechou o torneio com 44 pontos, na 16ª posição.
Vitória
O Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0, no Estádio Barradão, em Salvador, e conseguiu se manter na Série A do Brasileirão para 2026. O time ficou em 15º lugar.
Santos
Em uma arrancada final no campeonato, o Santos bateu os reservas do Cruzeiro por 3 a 0 na Vila Belmiro. Lutando contra o rebaixamento na maior parte do Brasileirão, a equipe terminou em 12º lugar com 47 pontos.
Veja como ficou a tabela final:

Fluminense 2 x 0 Bahia
Corinthans 1 x 1 Juventude
Atlético-MG 5 x 0 Vasco
Sport 0 x 4 Grêmio
Santos 3 X 0 Cruzeiro
da Agência Brasil e redação