há 2 horas
Amanda Martins

A central brasileira Bruna de Paula está entre as três indicadas ao prêmio de melhor jogadora de handebol do mundo de 2025. Os nomes foram anunciados nesta quinta-feira (22) pela Federação Internacional de Handebol (IHF). Nascida em Campestre, no sul de Minas Gerais, a atleta da seleção brasileira concorre com as norueguesas Katrine Lunde e Henry Reistad, atuais campeãs olímpicas e mundiais.
A votação contará com a participação do público a partir do próximo domingo (25), por meio dos canais oficiais da IHF. Os votos dos torcedores representarão um terço do resultado final, que também leva em consideração a avaliação de especialistas e membros da federação internacional.
Aos 29 anos, Bruna de Paula teve destaque no último Mundial feminino, disputado na Alemanha, ao marcar 33 gols em sete partidas entre novembro e dezembro. Apesar da eliminação do Brasil nas quartas de final, a central foi eleita a melhor jogadora da seleção brasileira e integrou a equipe ideal da competição. Em 2023, ela também foi protagonista na conquista do heptacampeonato do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
A trajetória de Bruna no handebol começou ainda na infância, em sua cidade natal. Na adolescência, passou a integrar a equipe de São José dos Campos, em São Paulo. Em 2016, aos 19 anos, iniciou a carreira internacional ao se transferir para o Fleury Loiret, da França, onde foi eleita a melhor jogadora estrangeira logo na primeira temporada.
Três anos depois, atuando pelo Nantes, destacou-se ao marcar 68 gols e ser escolhida a jogadora mais valiosa (MVP). Em 2021, transferiu-se para o Metz, clube pelo qual conquistou o título nacional e teve desempenho expressivo na Liga Europeia. No ano seguinte, passou a defender o Györ, da Hungria, onde conquistou dois títulos consecutivos da Liga dos Campeões da Europa, nas temporadas 2023/2024 e 2024/2025.