há 3 horas
Amanda Martins

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quinta-feira (11), uma mudança significativa no regulamento do Campeonato Brasileiro da Série A a partir de 2026. A nova regra permitirá que jogadores troquem de clube mesmo após terem disputado até 12 partidas pela equipe anterior, ampliando o limite que antes era de sete jogos.
A alteração foi aprovada durante o Conselho Técnico realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e já havia sido divulgada anteriormente. Em nota oficial, a entidade explicou que o novo limite está relacionado à mudança no calendário do futebol brasileiro em 2026, motivada pela disputa da Copa do Mundo. Com isso, o número mínimo de jogos que impede a transferência sobe de seis para 12 partidas.
Segundo a CBF, a decisão atende a um pedido dos clubes, que consideravam o limite anterior baixo e prejudicial às negociações ao longo da competição. A partir da nova regra, caso um atleta complete 13 jogos no Brasileirão, ele não poderá ser negociado com nenhum dos outros 19 clubes participantes da Série A.
O Campeonato Brasileiro de 2026 contará com 20 equipes, entre elas Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo, Bahia, São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Santos, Corinthians, Vasco, Vitória, Internacional, Coritiba, Athletico-PR, Chapecoense e Remo.
A edição de 2026 terá início em 28 de janeiro e será encerrada em 2 de dezembro, conforme definição divulgada pela CBF em outubro. O calendário representa uma mudança significativa em relação a 2025, quando o torneio começou em março e termina em dezembro, além de prever uma longa pausa no meio do ano por conta da Copa do Mundo.
De acordo com a entidade, o novo formato busca melhorias como a disputa do campeonato ao longo de todo o ano, um calendário mais equilibrado, aumento do período de recesso para os jogadores, além de maior apelo comercial e valorização do produto e do espetáculo oferecido pelo futebol brasileiro.