Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025

CBF lança novo calendário do futebol brasileiro para 2026

As novas mudanças buscam preservar as equipes da Série A e intensificar partidas de equipes inferiores
2025-10-01 às 14:45
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Por: Amanda Martins

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (1º) o novo calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2026. As mudanças realizadas são parte do novo projeto que a entidade irá implementar até o ano de 2029.

As novas mudanças buscam aliviar a quantia de partidas dos times considerados de elite (Série A) e também aumentar o número de jogos das equipes base da pirâmide do futebol brasileiro (divisões inferiores).

A mudança mais significativa está na diminuição no número de datas dos campeonatos estaduais de 16 para 11, mantendo em três meses de duração. O início do Brasileirão está marcado para dia 28 de janeiro, enquanto ocorrem as disputas estaduais. Além disso irá ocorrer um novo formato da Copa do Brasil, integrando mais times, e com os maiores participando apenas do final da disputa.

Segundo informações da Federação Paulista de Futebol, a entidade vem trabalhando para operar o Campeonato Paulista em 12 datas. Os campeonatos regionais também terão reformulação, além disso será criada a Copa Sul-Sudeste e a Série D terá uma ampliação. Todas as medidas entrarão em vigor em 2026.

Com menos datas de estadual, abre-se espaço para um Brasileirão começando antes. A primeira rodada do torneio nacional será no fim de semana de 28 e 29 de janeiro.

Campeonato Brasileiro e Estaduais

Com essas alterações, será possível trabalhar para a Copa do Mundo com mais tempo, que dessa vez irá comportar 48 seleções. A CBF estima 55 dias sem os jogadores convocados para o torneio da FIFA, os clubes darão 15 dias de recesso para seus atletas, assim como foi no Mundial de Clubes esse ano.

O novo calendário do Brasileirão irá concorrer com os estaduais. Entre janeiro e março, o torneio nacional será dividido com os realizados pelas federações.

  • Estaduais: 14/01 a 15/03
  • Brasileirão: 28/01 a 02/12

Porque além desses dois, ainda teremos a disputa das duas primeiras fases eliminatórias da CONMEBOL Libertadores. Dois times brasileiros terão três competições concomitantes nos primeiros meses do ano. Essas equipes em questão terão seus jogos do Brasileirão adiados, e para solucionar esse embate futuramente, a CBF irá abrir mão de duas vagas nas fases preliminares para ter mais uma fase de grupos. Isso poderá ser implementado em 2027, mas a Conmebol ainda resiste.

Copa do Brasil

Para a nova Copa do Brasil, torneio nacional de mata-mata, assim como os demais, ganhou alterações marcantes em seu formato, iniciando pelo aumento de times que passam de 92 para 126.

Ele segue a ideia de aliviar o calendário da elite e aumentar o da base. As quatro primeiras fases serão disputadas por times de menor ranqueamento em jogos únicos, enquanto os 20 da Série A irão integrar a competição na quinta fase.

  • Copa do Brasil: 18/02 a 06/12

Regionais e Copa Sul-Sudeste

A partir de agora, os torneios regionais serão disputados após os estaduais, concorrendo em calendário com o Brasileirão e as competições da CONMEBOL. Uma das principais mudanças é que clubes que jogarem a Libertadores ou a Sul-Americana não poderão participar dos regionais. Isso significa que, caso o Bahia conquiste vaga na próxima Libertadores, terá que abrir mão da Copa do Nordeste, competição da qual é o atual campeão.

A “Lampions League” também passará por ajustes: serão 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco. Já a Copa Verde será separada em duas conferências regionais, Copa Norte e Copa Centro-Oeste (com a inclusão dos times do Espírito Santo). Os campeões de cada conferência garantem vaga na Copa do Brasil e depois se enfrentam na decisão do título da Copa Verde.

Outra novidade é a Copa Sul-Sudeste, que reunirá 12 equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Dois times de cada estado, desde que não estejam em torneios da CONMEBOL, disputarão a competição. A ideia é fortalecer o calendário de clubes menores e do interior. Eles serão divididos em dois grupos de seis.

  • Regionais: 25/03 a 07/06

Mudanças na Série C e Série D

O impacto das reformas também atinge as divisões inferiores. A Série C terá alteração no regulamento a partir de 2026: apenas dois clubes serão rebaixados, enquanto seis subirão da Série D, ampliando gradativamente o número de participantes. Em 2026, a competição contará com 24 equipes; em 2027, o processo se repete até chegar às 28 equipes previstas para 2028.

Já a Série D terá uma expansão imediata. A partir do próximo ano, o número de participantes passará de 64 para 96 clubes, dentro da estratégia da CBF de garantir mais calendário às equipes de menor porte no país.

Abertura da temporada

O novo calendário do futebol brasileiro será inaugurado com a Supercopa do Brasil, ainda sem local definido. Em 2025, a partida aconteceu no estádio Mangueirão, em Belém.