Durante a pandemia de Covid-19, as atividades esportivas que permitem o contato físico ficaram restritas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Para resolver este problema, profissionais de uma academia de Curitiba usaram a criatividade e criaram um novo tipo de futebol que promete movimentar o aluguel de quadras esportivas.
A modalidade recebeu o nome de new fut e lembra um pebolim humano. O campo de grama sintética é dividido em quadrados e os jogadores só podem atuar dentro da área delimitada para evitar o contato físico. Cada time é composto por apenas seis jogadores para evitar aglomeração. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante toda a partida.
Os equipamentos são os mesmos utilizados no futebol tradicional, porém o cuidado com a limpeza é reforçado. Tudo é cuidadosamente higienizado antes da partida e a bola ganha um banho a mais de álcool em gel 70% no intervalo. Os jogadores contam com tapetes higienizantes para limpar as chuteiras e dispensers de álcool em gel colocados em pontos estratégicos.
A modalidade foi criada pela academia Stark Sports e deve chegar a outras quadras da capital em breve. De acordo com os idealizadores, o new fut cumpre todas as exigências dos decretos de isolamento social e práticas esportivas estadual e municipal.
A matéria completa você lê na Tribuna PR.