há 3 horas
Carlos Solek

O Corinthians garantiu, na noite deste domingo (21), a quarta Copa do Brasil de sua história. A equipe venceu o Vasco, por 2 a 1, no Maracanã e ficou com a taça. A conquista quebra um tabu de 8 anos sem nenhum título nacional (o último foi o Brasileirão de 2017).
A campanha do Corinthians na Copa do Brasil difere das demais competições disputadas pelo time em 2025, onde houve dificuldades para se impor. Ao todo, foram 12 gols marcados e apenas três sofridos (dois do Cruzeiro e um do Vasco). Além disso, o time venceu todas as disputas fora de casa e perdeu apenas uma na Neo Química Arena (para o Cruzeiro, mas se classificando nos pênaltis).
O título também marca a superação do time: em outubro de 2024, havia apenas 0,004% do Corinthians se classificar para a Copa do Brasil via Brasileirão. Há poucas rodadas do fim do torneio, o alvinegro lutava contra o rebaixamento e necessitava terminar o campeonato em 9º para garantir uma vaga. Ao final da temporada, o time conquistou 56 pontos, ficando em sétimo lugar, e conquistando a classificação.
Estreando na terceira fase, o Corinthians derrotou o Novorizontino (2 a 0), Palmeiras (3 a 0), Athletico (3 a 0), Cruzeiro (5 a 4 nos pênaltis) e Vasco (2 a 1). Com isso, o time somou mais de R$97 milhões em premiações na disputa - R$77 mi só com o título.
A última vez que o Corinthians havia vencido o torneio foi em 2009. O time também foi campeão em 1995 e 2002. Além da taça, a equipe garante vaga na fase de grupos da Libertadores 2026 e disputará a Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, em janeiro.
Técnico copeiro
Dorival Júnior, técnico do Corinthians, também marcou um feito com a conquista, sendo quatro vezes campeão da Copa do Brasil: Santos (2010), Flamengo (2022), São Paulo (2023) e Corinthians (2025). Ele empata com o treinador Felipão no número de títulos do torneio.