{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Esporte

Depois de dez anos, Athletico planeja nova troca do gramado sintético da Arena da Baixada

A escolha pelo período da Copa do Mundo busca evitar que o Athletico precise mandar seus jogos fora da Arena

há 11 horas

Amanda Martins

Publicidade
Depois de dez anos, Athletico planeja nova troca do gramado sintético da Arena da Baixada
Foto: Divulgação/Athletico

O Athletico Paranaense deve trocar o gramado sintético da Arena da Baixada na metade de 2026, durante a paralisação do calendário para a Copa do Mundo, prevista para o mês de junho. Segundo o portal Ric, a mudança ocorrerá cerca de dez anos após a instalação do piso artificial no estádio rubro-negro.

A tendência, segundo o que se desenha internamente no clube, é a manutenção de um novo gramado sintético, sem indicativos, até o momento, de adoção de um campo natural ou híbrido. A escolha pelo período da Copa do Mundo busca evitar que o Athletico precise mandar seus jogos fora da Arena no início da temporada de 2026, já que o Campeonato Brasileiro começa no fim de janeiro.

A decisão acontece em meio a um debate intenso no futebol brasileiro sobre o uso de gramados artificiais. De um lado, o Flamengo lidera o movimento pelo fim do sintético na Série A; do outro, clubes como Palmeiras e Athletico defendem a manutenção do piso. Há duas semanas, inclusive, o Furacão assinou uma nota conjunta ao lado de Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo e Chapecoense em defesa do gramado artificial.

Esses clubes utilizam o sintético em seus estádios, o que representa cerca de 25% das partidas da Série A de 2026 disputadas nesse tipo de campo. Para reforçar o argumento, o Palmeiras divulgou recentemente um estudo apontando que o clube teve a menor média de lesões entre 2020 e 2024 entre os dez times que disputaram todas as edições do Brasileirão no período. O Athletico aparece em segundo lugar no levantamento, à frente de equipes como Flamengo e São Paulo, que utilizam gramados naturais.

Diante da polêmica, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu não homologar novos gramados artificiais em estádios que ainda não contam com esse tipo de piso até uma nova reunião, prevista para ocorrer até março de 2026. A medida foi comemorada pelo Flamengo.

Dentro de campo, o Athletico estreia no Campeonato Paranaense no dia 8 de janeiro, contra o Andraus, na Arena da Baixada, mas na condição de visitante. Para o início do Estadual, o clube utilizará uma equipe sub-23. Já a estreia no Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 28 de janeiro, fora de casa, diante do Internacional.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Filipe Luís pede salário no mesmo patamar de Abel Ferreira para renovar com o FlamengoCaso o clube aceite a proposta, o custo mensal com Filipe Luís e sua comissão técnica chegaria a cerca de R$ 2,5 milhões
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia