há 8 horas
Amanda Martins

A Fifa divulgou, nesta terça-feira (25), a organização dos potes e o funcionamento do sorteio da Copa do Mundo de 2026. A cerimônia, marcada para 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington, definirá a composição dos 12 grupos do Mundial, que passa a contar com 48 seleções.
O pote 1 reúne os três países-sede, México, Canadá e Estados Unidos, além das nove seleções mais bem posicionadas no ranking mundial. Os anfitriões terão bolas de cores diferentes para determinar suas colocações como cabeças de chave: México (A1, verde), Canadá (B1, vermelho) e EUA (D1, azul). As demais seleções do pote 1 serão distribuídas automaticamente nas posições de liderança dos grupos.
Os potes 2 e 3 seguem exclusivamente a ordem do ranking da Fifa. Já o pote 4 terá seis equipes já classificadas, quatro seleções europeias que sairão dos playoffs e outras duas vagas previstas pela repescagem intercontinental.
Cada grupo terá quatro equipes, respeitando o critério de evitar que seleções da mesma confederação caiam na mesma chave, exceção feita à Europa, que terá 16 participantes. Por isso, quatro grupos poderão ter duas seleções europeias.
Outro ponto definido é que as duas equipes de maior ranking de cada pote serão colocadas em lados opostos do chaveamento. Isso impede duelos entre favoritas, como Espanha e Argentina, antes da final, desde que ambas terminem a fase de grupos na liderança.
A fase de grupos será realizada entre 11 e 27 de junho. Avançam os dois melhores de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados. As fases eliminatórias, com playoffs, oitavas, quartas, semifinais, disputa do terceiro lugar e final, acontecerão entre 28 de junho e 19 de julho.
Os países-sede também tiveram suas estreias confirmadas. O México abre o Mundial em 11 de junho, no Estádio Azteca, contra uma seleção do pote 3. No dia seguinte, os Estados Unidos estreiam no SoFi Stadium, também contra um time do pote 3, enquanto o Canadá joga em Toronto diante de uma equipe do pote 4.