há 3 horas
Amanda Martins

O Manchester City já trabalha com o cenário de uma eventual saída de Pep Guardiola e definiu nomes para assumir o comando técnico da equipe. Segundo o Metrópoles, o treinador espanhol tem contrato com o clube inglês até 2027, mas a diretoria dos Citizens se antecipa e monitora alternativas para o período pós-Guardiola.
Apesar do vínculo em vigor até 2027, o City lida internamente com a possibilidade de o técnico deixar o cargo ao fim da atual temporada. A movimentação indica planejamento estratégico para evitar uma transição abrupta no comando da equipe, que vem sendo referência no futebol europeu sob a gestão do espanhol.
Entre os principais cotados está Cesc Fàbregas, atual técnico do Como, sexto colocado do Campeonato Italiano. Ex-jogador de Chelsea e Arsenal, ele é o único entre os nomes citados que permanece no comando de um clube nesta temporada.
Outro nome monitorado é Enzo Maresca, ex-treinador do Chelsea. Ele pediu para deixar o clube na atual temporada, após ter conquistado a Copa do Mundo de Clubes de 2025 com os Blues. Já Xabi Alonso aparece como mais uma alternativa após ter deixado o Real Madrid em meio a um momento turbulento e um racha no elenco, depois de passagem anterior pelo Bayer Leverkusen, onde venceu o Campeonato Alemão em 2023/24.
Segundo o jornal britânico The Telegraph, os três treinadores são os principais alvos do Manchester City para substituir Guardiola. A definição do sucessor ficará a cargo do diretor de futebol do clube, Hugo Viana, responsável por conduzir o processo de escolha.