há 2 horas
Amanda Martins

O Campeonato Paranaense definiu, neste fim de semana, os classificados para as semifinais da edição atual. De acordo com o Ge, após as decisões das quartas de final, Athletico, Coritiba, Londrina e Operário Ferroviário seguem vivos na disputa pelo título estadual e já conhecem seus próximos adversários na competição.
Os confrontos das semifinais colocam Athletico frente a frente com o Londrina, enquanto Coritiba e Operário disputam a outra vaga na final. Athletico e Coritiba terão a vantagem de decidir em casa por terem obtido melhor campanha geral na fase anterior do campeonato.
A Federação Paranaense de Futebol ainda vai homologar oficialmente as datas e horários dos jogos, mas a previsão é de que Coxa e o Fantasma se enfrentem nos dois próximos sábados, dias 14 e 21 de fevereiro, com o primeiro duelo no Germano Krüger e a decisão no Couto Pereira. Já Athletico e Londrina devem jogar nos domingos, 15 e 22 de fevereiro, com a partida inicial no Estádio do Café e a volta na Arena da Baixada, em razão da sequência de compromissos do Furacão pelo Campeonato Brasileiro.
Nas quartas de final, o Athletico foi o primeiro a garantir vaga, ao vencer o Foz do Iguaçu por 3 a 1, no Estádio do ABC, fechando o confronto com expressivos 8 a 1 no placar agregado. O Londrina avançou após disputa por pênaltis contra o São Joseense, no Estádio do Café, depois de dois empates por 1 a 1. Com os resultados, o Athletico ultrapassou o Tubarão na classificação geral, já que ambos somaram 16 pontos, mas o Furacão teve uma vitória a mais.
Na outra chave, Coritiba e Operário também confirmaram a classificação com duas vitórias cada. O Coxa venceu o adversário por 2 a 0 no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, e repetiu o placar do jogo de ida. Já o Operário-PR eliminou o Azuriz com dois triunfos por 2 a 0, um no Germano Krüger e outro fora de casa, garantindo a vaga com autoridade.
Além da definição das semifinais, o fim de semana também foi decisivo na luta contra o rebaixamento. O Maringá assegurou a permanência na elite estadual ao vencer o Galo Maringá por 2 a 0 no Willie Davids, após já ter goleado por 5 a 0 no primeiro jogo. No outro confronto, Cascavel e Andraus decidem a última vaga na primeira divisão na quarta-feira, às 20h, no Olímpico Regional. O Cascavel tem a vantagem do empate, enquanto o Andraus precisa vencer por dois gols para se salvar. Se ganhar por um, a decisão será nos pênaltis.