há 9 horas
assessoria

O primeiro dia do 32° Rally Transparaná largou em Guaíra com 18 categorias entre motos, UTVs e carros 4x4. O primeiro dia de prova teve mais de 300 quilômetros rodados ao longo do dia, com trechos de canavial e estradas. Ao final, os competidores se reuniram no Lago Aratimbó, em Umuarama, onde aconteceu a premiação por categoria. A largada do segundo dia aconteceu às 8h, também do Lago, com destino ao Race Park Maringá Motorsport, em Maringá. A chegada está prevista para 13h, as motos, e às 15h, o primeiro UTV. A premiação está marcada para 20h.
Na terça-feira (17), a largada acontece no mesmo local da chegada, a partir das 8h, para Londrina, com chegada no Autódromo Ayrton Senna, a partir de 12h30 com as motos, e das 14h, com os UTVs e carros. A premiação está agendada para 20h. A quarta-feira (18), que marca a metade da prova, terá largada às 7h30, no mesmo local. A chegada em Siqueira Campos deve acontecer a partir das 15h para as motos e 16h30 para o primeiro UTV, na Pro Tork. A premiação está prevista para 20h. Na quinta-feira (19), os competidores deixam Siqueira Campos a partir das 8h, saindo do Super Posto Pro Tork, com destino ao Parque Lacustre, em Castro. A premiação acontecerá a partir das 20h. Na sexta-feira (20), o primeiro competidor parte do Parque Lacustre, em Castro, às 8h15, para Colombo, onde deve chegar por volta das 16h, no Bosque da Uva. A premiação da etapa será às 20h.
De Curitiba, os competidores seguem no sábado (21), a partir das 8h, em direção a Guaratuba. A largada será na Academia da Polícia Militar, no Guatupê, e a chegada na Praia Central, em Guaratuba. Este será o último trecho do maior rally de regularidade do mundo, com chegada dos carros prevista para 15h. A premiação da etapa acontecerá às 18h30 e a premiação geral do maior rally de regularidade do mundo, a partir das 19h30.
Rally Transparaná
O evento esportivo é uma promoção do Jeep Clube de Curitiba, do Trail Clube de Curitiba, da federação Paranaense de Automobilismo, da Federação Paranaense de Motociclismo, da Expedição Peabiru e do Rally Paraná, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, das Prefeituras Municipais de Guaíra, Umuarama, Maringá, Londrina, Castro, Colombo e Guaratuba e apoio da Polícia Militar do Estado do Paraná.
Conta com patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Viaje Paraná, Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, Verão Maior Paraná, Jogos de Aventura e Natureza e ProEsporte – Lei de Incentivo do Estado do Paraná. Patrocinam o evento também Dispauto Autopeças, Bonardi Indústria Química, Yokohama Tire Shop, ProTork, Sportbay Powersports, KTM e Can An, além de Ekron Off Road, GS Performance, Acassius Centro Gráfico, RL Cópias e Anbier Chopp.
O 32° Transparaná conta com as seguintes categorias: UTV Pro, UTV Jr, UTV Light, Master, Graduados, Turismo, Light. Nas motos: Elite, Trail, Big Trail, Maxi Trail, Duplas, Feminina, Turismo, Adventure. Além da Trilha 4x4, Peabiru Raid e Peabiru Expedição.
Campeões do 1° dia:
Confira o pódio do primeiro dia de provas do Transparaná:
Carros
UTV Pro
1° - Tiago Carassa e Caio Boscolo
2° Roberto Keller e Roberto Spessatto
3° Gustavo Schmidt e Cláudio Flores
4° Hamilton Medeiros e Enedir Junior
5° Reinder Barkema Neto e Gilberto Marcowicz
Master
1° Rafael Brochier e Tiago Poisl
2° João Marques e Fabiana Marques
3° Marcos Giannoni e Fernando Freneda
4° Eduardo Pereira Silva e Maria Beatriz Silva
5 Glauber Fontoura e Minae Miyauti
Graduados
1° Henrique Moura e Leonardo Sato
2° Ricardo Lins e Gabriel Lins
3° Gustavo Medeiros e Vitor Fleichmann
4° Anderson Colaço e Rafael Avelar Pinto
5 Alessandro Weirich e Gabi Lins
UTV Júnior
1° Jessiel Martins e André Bulita
2° Enzo Bonilha e André Tondin
3° Sidnei Costa e Lobsang Max
4° Anilton Ximenez e Enedson
5° Maik Alencar e Enio Bozzano Jr
Turismo
1° Vinicius Ferrarini e Wagner Gomes
2° Paulo Binotto e João Ney Marçal
3° Dirceu Salla e Gabriel Salla
Light
1° Diego Hartmann e Lycio Hartmann
2° Rubens Nicolau Jr e Cristiane Nicolau
3° Elias Folly e Lidiane Folly
4° Alexandre Tonche Neto e Danubia Tonche
5° Samoel HappeleSilvana de Andrade
UTV Light
1° Fabrizio Carvalho e Mizael Araujo
2° Douglas Agnelo e Flávio Silveira
3° Douglas Fonseca de Oliveira e Edson Luiz Cordeiro
4° Altair Michels e Mayron dos Santos
5° Bruno Lemos e Victor Pudell
Motos
Elite
1° Leandro Dalke
2° Alexandre Pismel
3° Raphael Margraf
4° Cauê Aguiar
5° Dario Schrull
Trail
1° Aramis Zaror
2° Renato Alves
3° Leopoldo Ribeiro
4° Ewerson Zeni
5° Alexandre Chomatas
Big Trail
1° Talles Lima
2° Gilberto Rosa
3° Anderson Oliveira
4° Danilo Siqueira
5° Pedro Junqueira
Maxi Trail
1° Michael Borba
2° Juliano Ramos
3° Diego de Espindola
4° Leandro Martins
5° Valdiclei Ribeiro
Feminina
1° Patricia Trybus
2° Jessica da Silva
3° Eduarda Mikulski
4° Rosa Freitag
5° Edna Oliveira
Cerimônia de abertura reuniu autoridades em Guaíra
No último sábado (14), a cidade de Guaíra tornou-se o epicentro do off road nacional com a abertura oficial da 32ª edição do Transparaná. Considerado o maior rally de regularidade do mundo, o evento deste ano reforça o lema que move competidores de diversos estados: "Participar é uma aventura. Ganhar um desafio!".
A cerimônia de abertura reuniu autoridades locais, organizadores e entusiastas do esporte. O prefeito de Guaíra, Gileade Gabriel Osti, acompanhado pelo vice-prefeito Luís Ferroquina e representantes da Câmara Municipal, recebeu simbolicamente o troféu do evento e participou da entrega de cestas básicas que integram a ação social, marca registrada da competição que beneficia comunidades por onde passa.
Estrutura e Parcerias
O 32º Transparaná é uma realização conjunta do Jeep Clube de Curitiba, Trail Clube de Curitiba, Rally PR, Federação Paranaense de Automobilismo e Motociclismo, além das Expedições Peabiru. O evento conta com o apoio estratégico do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Esportes, Viaje Paraná e o programa Verão Maior Paraná.
Tiago Campos, diretor de Diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, valoriza o impacto do evento esportivo em toda a cadeia econômica doestado. "É um evento que atravessa o Paranáe movimenta a economia, especialmente o turismo. É motivo de muito orgulho de estar envolvido e utilizar o esporte como indutor do turismo no estado", falou.
Vinicius Gunha, diretor geral da edição 2026, destacou a complexidade logística e a importância da segurança. "O Transparaná não é apenas uma corrida. É uma vitrine das belezas naturais e da força do esporte paranaense", afirmou durante o briefing técnico.
Apoio de Gigantes
Para viabilizar a travessia que cruzará o estado em direção ao litoral, o rally conta com o patrocínio de grandes nomes como Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Yokohama e outras empresas do setor automotivo e de energia. A segurança pública e o suporte logístico são reforçados pela Polícia Militar do Paraná.
"Ao apoiar o maior rally de regularidade do mundo, que cruza o Paraná de oeste a leste, a Itaipu fortalece o turismo regional, valoriza diferentes vocações locais e estimula a circulação de pessoas e serviços entre municípios de perfis variados. Esse movimento dialoga com a atuação da Itaipu no fomento ao desenvolvimento territorial, à economia local e à integração regional, pilares presentes em seus programas socioambientais", apontou o diretor geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
Roteiro de Desafios
Após a largada em Guaíra, a caravana segue para destinos como Umuarama, Maringá, Londrina, Castro e Colombo, com o encerramento previsto para as areias de Guaratuba. Com categorias que abrangem desde carros 4x4 até motocicletas, sob a direção técnica de nomes como Wander Hirt Marques Fritão e Valdeci Bughi (Martines), o Transparaná 2026 promete ser uma das edições mais disputadas da história.
Os motores já estão roncando e, para os competidores, o desafio de atravessar o Paraná de ponta a ponta apenas começou.