há 3 horas
Amanda Martins

O sorteio dos mandos de campo da primeira fase da Copa do Brasil 2026 será realizado nesta quarta-feira (28), às 15h (de Brasília), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Além da definição dos mandos, o evento também vai sortear os confrontos da segunda fase da competição. A transmissão será feita ao vivo pela CBF TV.
Na primeira etapa do sorteio, a CBF definirá os mandos dos 14 confrontos da fase inicial, que envolve os 28 clubes com menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC). As partidas serão disputadas em jogo único nos dias 18 e 19 de fevereiro. Os vencedores avançam para a segunda fase, sendo que os três primeiros confrontos completam o pote G, enquanto os demais formam o pote H.
Em seguida, será realizado o sorteio dos confrontos da segunda fase, que contará com 88 equipes: 74 já classificadas previamente e as 14 vencedoras da primeira fase. Os duelos também serão em jogo único, com datas previstas para 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março. Os cruzamentos obedecerão à lógica entre os potes A x H, B x G, C x F e D x E, até a formação dos 44 confrontos.
Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026 não participam dessas etapas iniciais. Eles entram diretamente na quinta fase da Copa do Brasil, conforme o regulamento, que prevê a entrada dos times por três critérios: clubes da Série A, campeões de competições regionais e nacionais (como Copa Verde, Copa do Nordeste, Série C e Série D) e equipes classificadas pelos campeonatos estaduais.
A terceira fase da Copa do Brasil será disputada em jogos únicos nos dias 11 e 12 de março, com a entrada de Ponte Preta, Barra-SC, Paysandu e Confiança, que se juntarão aos classificados da fase anterior. A quarta fase ocorre em 18 e 19 de março, também em jogo único, reunindo os 24 times que avançarem.
A partir da quinta fase, marcada para os dias 22 e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta), a competição passa a ter confrontos de ida e volta e contará com a entrada dos 20 clubes da Série A. Oitavas de final, quartas de final e semifinais também serão decididas em partidas de ida e volta, com datas distribuídas entre agosto, setembro e novembro.
A final da Copa do Brasil 2026 será disputada em jogo único no dia 6 de dezembro, em estádio ainda a ser definido pela CBF, que deverá anunciar o local com pelo menos 30 dias de antecedência, conforme o regulamento da competição.