As Fake News, ou notícias falsas em português, são um fenômeno recorrente agora na era da informação e da internet. Em tempos de pandemia, não seria diferente. Muitas são as ‘notícias’ que divulgam cuidados e remédios milagrosos contra o novo coronavírus.
Para esclarecer e explicar algumas dessas fake news, o ‘Alerta Covid-19’ conversou com o médico otorrinolaringologista Francisco Barros. Devido à pandemia, as gravações estão sendo feitas via internet.
O primeiro esclarecimento feito por Barros é sobre o motivo dos testes para detecção da Covid-19 serem feitos a partir de materiais coletados no nariz e garganta. “Em termos de maior precisão seria se você conseguisse pegar uma secreção pulmonar, mas aí envolve uma logística mais complicada e difícil. Então buscar na região posterior do nariz e na garganta são os locais de mais fácil acesso para que possa fazer esse teste”, explica.
Gargarejos contra o coronavírus
O médico conta que gargarejos possuem uma ação antisséptica e que é recomendado fazer em casos de irritação na garganta, mas a prática não é eficaz contra a Covid-19. “Dizer que isso vá matar o vírus ou impedir que você tenha não é verdade”, comenta.
Ele também lembra que existem duas formas de não se contrair a doença: sendo vacinado e evitando a contaminação através do isolamento. “A pergunta não é se você vai ter o vírus, mas quando você vai ter. Porque é uma doença respiratória, a chance de você se contaminar amanhã ou depois é real”, complementa.
Fumantes X Covid-19
Embora a ação de fumar não aumente as chances de contaminação pelo novo coronavírus, Barros explica que fumantes de longa data podem ter complicação caso infectados. “As pessoas que fumam de longa data muito provavelmente já têm um grau de bronquite ou mesmo enfisema, e esses são fatores agravantes”, afirma.
Lavagens do nariz
“Desde que você tenha sintomas relacionados ao nariz, ou seja, congestão nasal, você sinta que está com secreção no nariz, isso ajuda. Fora disso não há necessidade nenhuma de ficar lavando seu nariz”, coloca o médico. Ele ainda lembra que o corpo já faz uma limpeza eficiente sozinho, e que lavagens no nariz não previnem a Covid-19.
Alimentação no combate à Covid-19
Embora não exista um alimento específico que previna contra o coronavírus, Barros conta que estudos mostram que a presença de algumas vitaminas no organismo pode colaborar no processo de recuperação da doença. “Temos alguns trabalhos mostrando que pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus e tinham altos níveis de vitamina D, elas tiveram um melhor desenlace”, conta. Ele também lembra que outros estudos mostram a importância da vitamina C na melhora da imunidade.
No entanto, o médico faz um alerta. “Não é o fato de você tomar vitamina C constantemente, ter uma boa reserva de vitamina C que vai fazer que você seja imune ao vírus, isso não existe”, finaliza.
‘Alerta Covid-19’ é um projeto independente que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.