Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Associação de Moradores do Alagados se preocupa com sujeira deixada por visitantes

2020-08-27 às 15:24

Moradores se unem pela limpeza do local. Última ação, em conjunto com a Prefeitura, resgatou 12 toneladas de lixo

Um dos principais pontos de lazer de vários ponta-grossenses, a Represa de Alagados é também fonte de sustento de algumas famílias que lá vivem e de abastecimento de água para grande parte da cidade de Ponta Grossa. Porém, vídeos enviados com exclusividade ao D’Ponta News na quarta-feira (26), mostram lixo espalhado e árvores queimadas no local, em virtude da ação de visitantes. Confira a matéria na íntegra clicando aqui.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Alagados (AMA), Marcos Oliveira, este tipo de vandalismo é comum por parte das pessoas que se deslocam da cidade ao local. “Na região existe uma Associação de Moradores, de pessoas que tem casas ali em torno do lago. Porém, muita gente pode pensar que a sujeira vista no local é feita pelos moradores, e isso não é verdade. Há pessoas de fora que são responsáveis pelo vandalismo, sujeira e queimas de árvores”, diz.

Oliveira relata também que os moradores daquela comunidade sempre estão se organizando para fazer a limpeza do local, entre outras atividades de preservação. “Nós, os moradores da região, da Associação, estamos sempre juntos fazendo a limpeza, plantando novas árvores e sempre que possível organizando a sujeira deixada por terceiros”, afirma. O presidente ainda complementa que a Prefeitura sempre presta um auxílio. “A Prefeitura sempre em conjunto nos atende, quando nós pedimos algo. Por exemplo, há oito, nove meses atrás uma ação da Secretaria de Meio Ambiente nos encaminhou uma caçamba grande, e nós fizemos um mutirão por todo o Alagados e juntamos mais de 12 toneladas de lixo”, reforça.

Ações que poderiam ser tomadas

Marcos sugere ainda que alguns dos órgãos competentes possam ser mais efetivos em ações de combate ao vandalismo e a destruição ambiental. “Órgãos como Polícia Ambiental, Polícia Florestal, IAP, entre outros, poderiam ir até lá nos momentos em que pessoas que invadem o local estão lá vandalizando, e aí sim aplicar uma punição. Pois se isso não acontecer, infelizmente sempre vai existir essas ações”, destaca.

Moradores se preocupam com a região

O morador relata ainda que aqueles que residem na região estão preocupados com o local e que, de forma séria, realizam um trabalho na região. “Nossa Associação tem CNPJ, é organizada, e nós temos colaboradores que investem lá, por exemplo, para que tenhamos meio ambiente, preservação de animais e árvores”, pontua.

Segundo ele, pessoas de fora adentram o recinto com carros e muitos desses são responsáveis pela bagunça deixada no Alagados. “São pessoas que vem de fora, e que inclusive adentram a uma propriedade particular, entram com o carro, deixam os carros ali estacionados e chegam até a beira do Alagados, deixando a sujeira. São pessoas que não tem o mínimo de preocupação em juntar o que eles produziram de sujeira. Só que nós não temos poder para tirar ninguém do local, isso caberia aos órgãos competentes. Nós como moradores ficamos preocupados com isso, mas fazemos sempre a nossa parte”, conclui.

Veja o vídeo publicado pelo D’Ponta News na quarta-feira (26):

Veja imagens da limpeza realizada pelos moradores no início deste ano:

Por: Matheus Fanchin/Imagens: Reprodução/Divulgação/Marcos Oliveira/Vídeo: Reprodução