Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024

“Colete laranja ridículo”: Após críticas, Rangel explica uso de acessório e faz desabafo na web

2020-04-07 às 14:23

O prefeito Marcelo Rangel usou as redes sociais na tarde desta terça-feira (07) para desabafar sobre uma crítica que havia recebido recentemente sobre a utilização do colete de cor alaranjada da Defesa Civil. Em diversas ocasiões o chefe do Executivo Municipal apareceu vestindo o acessório.

“Alguém falou em tom de deboche: Qual é a razão do prefeito usar aquele colete ridículo laranja? Deveria usar uma melancia que ficaria melhor”, conta Rangel na publicação. O prefeito rebateu a crítica. Veja na íntegra.

A convenção MUNDIAL DE DEFESA determina: Quando o chefe da defesa CIVIL (prefeito municipal) usa o colete de EMERGÊNCIA, significa que a cidade, o estado ou o país está em ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA OU DE EMERGÊNCIA GRAVE, e serve como referência para os cidadãos que a cidade está SOB RISCO DE VIDAS. Ou seja, para mostrar que não estamos BRINCANDO e que uma palavra, ou uma ação ASSINADA ou adotada pelo prefeito, pode ser responsável por salvar vidas.

Estamos em estado de CALAMIDADE PÚBLICA e este colete “ridículo” serve para as pessoas não esquecerem disso. Queria poder NUNCA MAIS USAR ELE. Obrigado.

Veja a publicação.

Atualização – O secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, explicou ao Portal D’Ponta News a origem do colete. “A cor laranja, designada pelo Direito Humanitário Internacional representa os princípios de solidariedade e de calor humano. É de uso internacional, permitindo a sua utilização por autoridades e seus signatários. Representa a união dos três níveis governamentais, sendo utilizado em catástrofes, calamidades e situações específicas que permitam a identificação da autoridade de defesa, permitindo a esta, o reconhecimento de outras autoridades civis e militares”, detalha Ary. “Por orientação do Ministério da Justiça, todas as cidades que dispuserem de estrutura de Defesa Civil, deverão providenciar para o gestor principal a uniformização adequada ao atendimento público nos casos acima citados. A Defesa Civil da cidade de Ponta Grossa é órgão pertencente à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. O Sr. Prefeito Municipal é por lei o Presidente da Defesa Civil. Está é a informação”, complementa.

Da Redação.