De acordo com o boletim de ocupação de leitos do Hospital Universitário UEPG, divulgado na manhã desta quarta-feira (13), a Unidade de Terapia Intesiva (UTI) da ala COVID-19 está 100% ocupada.
O boletim mostra que, dos 23 leitos de UTI COVID e 20 leitos de UTI Geral, todos estão ocupados. Além disso, também não há nenhum leito disponível na Emergência Geral do Hospital.
A ala Clínica COVID está com 87% de ocupação e o Pronto Atendimento COVID das alas de Emergência e Enfermaria estão com 50% e 20% de ocupação, respectivamente. Já a Observação Geral está com 60% e as Clínicas Médica e Cirúrgica, contam com 83% e 86% de ocupação, cada uma.
Diminuição de leitos
A Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, desativou mais 13 leitos de UTI e 10 leitos clínicos da ala COVID-19 do HU-UEPG. A informação foi obtida com exclusividade pela reportagem D’Ponta News que teve acesso a um ofício encaminhado ao diretor clínico do hospital, dr. Ricardo Zanetti Gomes, no dia 30 de setembro de 2021, assinado pelo diretor de Gestão de Saúde, Vinícius Augusto Filipak. A desativação aconteceu, segundo o ofício 345/2021 (leia ao final da reportagem), no dia 01 de outubro de 2021.
Segundo o documento, a desativação aconteceu devido à ocupação de 54% de leitos de UTI e 31% de leitos clínicos, na Macro Região Leste, e estaria de acordo com deliberação do SUS. Antes, o hospital disponibilizava 36 UTIs Covid-19, passando para um número de 23 leitos. Já na área clínica, estavam disponíveis 48 leitos, restando, agora, 38.
LEIA TAMBÉM