O processo de consolidação de Guarapuava como polo em serviços de saúde no Paraná e no país avançou, nesta quarta-feira (22), com mais um importante passo. Reunindo lideranças de todo o Estado, o Cancer Center (Unidade II do Hospital São Vicente de Paulo), inaugurou o espaço referente aos serviços de sua 1ª etapa.
“É revolucionário o que estamos fazendo, um momento histórico para Guarapuava e toda a Região. Nós conseguimos construir o mais moderno centro de pesquisa genômica do Brasil, um hospital que vai ser referência em tratamento para câncer. Equipamentos de última geração que vão proporcionar maior possibilidade de tratamento e de cura às pessoas”, destacou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
A excelência no atendimento e na prestação dos serviços de saúde que serão ofertados na nova Unidade do São Vicente já pode ser prevista pela estrutura moderna e de qualidade que o Hospital apresenta. Somente nesta 1ª etapa, o Cancer Center contará com seis leitos de observação, sala de emergência e cinco consultórios. “Esse Hospital surgiu principalmente para atender quem não tem recurso, ofertar saúde de qualidade para pessoas que não possuem dinheiro para pagar um tratamento particular. O SUS existe para isso e hoje, aqui, nós estamos dando um passo para o futuro”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto.
A unidade será gerida pelo Hospital Erasto Gaertner e deverá atender pacientes dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde, beneficiando cerca de 500 mil pessoas. Ambientes modernos e humanizados, com jardins internos e box individualizados, integram a estrutura que oferecerá, ainda, 20 poltronas em espaços privativos com TV para os pacientes durante o tratamento quimioterápico. “A qualidade do tratamento ofertado neste local é resultado do esforço de todos os envolvidos, mas, primeiramente,da gestão municipal que acreditou e deu o primeiro passo para que essa obra fosse possível”, ressaltou o presidente da Comissão Gestora do Cancer Center, Odacir Antonelli.
No 2º andar do prédio ficam as instalações do Instituto para Pesquisa do Câncer, cujas atividades serão conduzidas por uma gestão tripartite a ser feita pela Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), pelo Hospital São Vicente e pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Com esse arranjo, o Instituto será um dos mais equipados centros de medicina, voltado para pesquisa e atenção aos pacientes com câncer. “Teremos aqui um complexo oncológico para todo o Sul do Brasil”, destacou o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.
A estrutura vai fomentar pesquisas de alto nível e o ensino de qualidade, podendo ainda investigar outras doenças do ponto de vista genético, trabalhar com a parte genômica de animais e plantas e até mesmo fazer estudos inéditos no Brasil. “Vamos desenvolver pesquisas de ponta, fortalecendo o Hospital como polo de pesquisa e ciência no país”, exaltou o presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer, Dr. David Livingstone.
Toda a 1ª etapa do Cancer Center demandou investimentos de mais de R$ 21 milhões, que é resultado da união de instituições públicas e privadas. “Esse projeto une forças de várias pessoas que juntas tornaram isso realidade para levar tratamento de saúde de ponta para quem tanto precisa”, enfatizou a deputada estadual, Cristina Silvestri. “Esse Hospital é um sonho concretizado, que vai gerar muitos avanços para toda a Região e para o Estado, em uma iniciativa singular no Paraná”, reconheceu o deputado estadual e presidente da ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), Ademar Traiano.
Agora, as obras continuam para a conclusão da 2ª fase do Cancer Center que ofertará o serviço de radioterapia, como parte do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, no qual o Hospital São Vicente foi contemplado em 2011, por meio de uma articulação do então deputado federal Cezar Silvestri. A conclusão desta etapa deve ser concluída em 2021.
Também estiveram presentes na cerimônia a deputada federal, Leandre Dal Ponte, os deputados estaduais, Rodrigo Estacho, Artagão Junior, Plauto Miró, Alexandre Curi, o provedor do Hospital São Vicente,Huberto José Limberger, ex-prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Cali, presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, presidente da Acig, Elaine Scartezin, prefeitos da Região, vereadores municipais, membros do Hospital Erasto Gaertner e do Hospital São Vicente de Paulo.
Confira as fotos abaixo:
Informações/Fotos: Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secom