Sábado, 16 de Novembro de 2024

Covid-19: UTFPR cria trajes especiais para os profissionais que atuam na linha de frente

2020-04-30 às 11:54

Pesquisadores da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) criaram dois trajes especiais para quem atua na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Com baixo custo, as roupas são feitas para que os profissionais da Saúde e Segurança sejam capazes de retirar corpos de casas ou hospitais sem riscos de serem infectados pela Covid-19.

O projeto foi desenvolvido há três semanas no laboratório de engenharia elétrica, em Curitiba, caso seja necessário acionar soldados para transportar cadáveres das vítimas de Covid-19 após os serviços funerários ficarem sobrecarregados.

“Os trajes são pensados em situações que eu não gostaria de ver. São aquelas imagens que vimos na Itália, na Espanha… Milhares de pessoas sendo transportadas através de caminhões militares. Criamos para não usar. Mas, se tiver que usar, vai proteger as pessoas na linha de frente”, explica Rubens Alexandre de Faria, coordenador do projeto.

O primeiro traje (foto abaixo) foi pensado para as forças de segurança pública, como policiais militares e bombeiros.

No Paraná, o comando da Polícia Militar e alguns integrantes da Polícia Civil já demonstraram interesse no traje, que consiste três peças principais: macacão, botas e capuz.

“Começamos com calça e uma blusa, mas não teve adesão porque tem uma área de contaminação aberta. A pessoa levanta, tira a arma, se espreguiça”, explica Faria sobre a montagem das roupas. Com adequações, chegou-se ao resultado esperado: “Você veste o macacão, depois a bota por cima do coturno, o capuz e, dentro do bolso, tira as luvas”, completa.

Informações/Imagem: Paraná Portal