Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Curitiba inicia vacinação de adolescentes com comorbidades nesta quinta (23)

2021-09-21 às 10:04

Curitiba abre nesta quinta-feira (23) a vacinação para os adolescentes nascidos entre 24 de setembro de 2003 e 23 de setembro de 2009, com deficiência severa e permanente. Além destes, serão vacinados também os adolescentes com comorbidades, nascidos a partir de 24 setembro de 2003 e em 2004 todo.

A vacina estará disponível nesta data, para este grupo, em 22 pontos de vacinação, das 8h às 17h. Os pais e/ou responsáveis devem acompanhar o adolescente durante a vacinação, para a assinatura do termo de consentimento. A expectativa é vacinar 9 mil pessoas.

Os adolescentes de 12 a 17 anos acamados também começarão a ser vacinados a partir de quarta-feira (22/9). A partir desta terça-feira (21/09), já será possível entrar em contato com a Central de Atendimento 3350-9000 para se inscrever, nos casos dos pacientes que não são acompanhados pelo SUS. Quem já é acompanhado, basta apenas aguardar o contato da equipe da unidade de saúde.

A ampliação da vacinação dos adolescentes com comorbidades de outras faixas etárias dependerá de avaliação do estoque de vacina. Já a ampliação da vacinação para os demais adolescentes, sem deficiência ou comorbidade, dependerá de decisão do governo federal e envio de doses específicas para este público. Na última semana, o Ministério da Saúde suspendeu esta vacinação, mas a expectativa é que a decisão seja revista.

“Vamos prosseguir assim até que o Ministério da Saúde coloque a mão na cabeça e aceite a decisão da Anvisa de que todos os adolescentes do Brasil merecem imunização já. Estou trabalhando incansavelmente para que todos os adolescentes sejam imunizados em Curitiba. Os curitibinhas merecem”, afirmou o prefeito Rafael Greca, em vídeo disponibilizado nas redes sociais.

da Prefeitura de Curitiba