Sábado, 27 de Abril de 2024

Delegada do Nucria, Ana Paula Cunha explica como identificar possíveis sinais de abusos sexuais contra crianças

2022-03-24 às 15:54

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, nesta quinta-feira (24), a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolecente Vítimas de Crimes (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho, citou alguns possíveis sinais que as crianças podem apresentar em casos de abusos sexuais.

A delegada explica que muitas vezes as crianças não contam para os pais que estão sendo vítimas deste crime, porque não entendem o que estão vivenciando ou são manipuladas pelos abusadores a acreditarem que é algum tipo de carinho. Entre os sinais que as crianças podem apresentar, Ana Paula cita: “Primeiro, se a criança tem um rendimento escolar muito bom e o rendimento cai. Segunda situação, a criança que não fazia xixi na cama e volta a fazer ou que não consegue mais segurar o cocô, não querer se aproximar de determinadas pessoas e ficar reclusa, às vezes os adolescentes têm se automutilado, então podem ser sinais”, afirma. Ela ainda destaca que estas características não podem ser analisadas de forma isolada, pois cada caso é diferente do outro.

A Dra. Ana Paula Cunha orienta que os pais conversem com os filhos. “O que eu digo pra minha filha é que existem partes do corpo dela que não podem ser tocadas: boca, peito, bumbum, perereca, são lugares que você não pode permitir e se alguém encostar no teu corpo de uma forma que você não gostou, tem que falar pra mim”, conta. Além disso, a delegada reforça. “Tem como prevenir? Não, mas você pode ensinar alguns métodos de defesa para as crianças”. “O que não podemos hoje é permitir que crianças e adolescentem sejam passíveis de crimes de atrocidades que temos visto diariamente”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

Mais de 98% dos estupros contra crianças ocorrem dentro do convívio familiar, alerta delegada do Nucria, Ana Paula Cunha