Sábado, 18 de Maio de 2024

Deputado Plauto Miró destaca ações políticas nos Campos Gerais

2022-07-29 às 14:32
Foto: Eduardo Vaz

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (29), o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) falou sobre as recentes conquistas políticas na região dos Campos Gerais.

Ele explica que entre as causas que defende estão a saúde, agricultura, emprego, infraestrutura, segurança pública e educação. Em março deste ano, Plauto conquistou verbas para a construção do Hospital do Câncer em Ponta Grossa. Ao todo serão investidos R$ 12 milhões para a unidade que será erguida em um terreno com mais de cinco mil metros quadrados na região do Jardim Carvalho. “Aqui a Santa Casa de Misericórdia é referência em oncologia, só que o espaço que ela tem é menor do que a demanda. Então tinha um projeto do hospital para que se ampliasse essa área, construindo um novo hospital para tratamento do câncer. Nós conseguimos, junto com o Estado, a liberação de recursos para construir o prédio”, destaca.

O novo hospital irá beneficiar toda a região, já que hoje os pacientes oncológicos precisam se deslocar até Curitiba para fazer o tratamento no Hospital Erasto Gaertner, conforme explica o deputado. “Uma pessoa que vai fazer uma quimioterapia de manhã, tem que esperar o ônibus o dia inteiro, para que possa voltar para o seu município. É um sofrimento muito grande”, pontua.

O professor Everson Krum, que também participou do bate-papo, destacou a importância da iniciativa. “Esses pacientes saem às 4h da manhã, chegam às 19h, o desgate físico é muito grande. Eles fazem a quimioterapia e a sessão é muito difícil. A pessoa tem vômito, tem dor, fica muito mal e ela fica lá o dia inteiro, até voltar o ônibus. Uma parte dos pacientes faz aqui em Ponta Grossa, mas não tem capacidade para atender todos”, diz.

Plauto ainda comenta que, com a construção do novo espaço, será possível aumentar o atendimento desses pacientes e ampliar a estrutura futuramente. “O próprio governo do Estado do Paraná no decorrer dos tempos, ele tem deixado claro que pretende descentralizar o tratamento do câncer em todo o estado. Em Guarapuava eles têm um hospital novo e moderno. Londrina, Maringá e até Irati também têm”, acrescenta. “Outra questão é que o Hospital do Câncer é muito importante, vai ajudar muita gente. É possível todos nós termos essa doença, termos um parente, não desejo para ninguém, mas pode ser que todos nós venhamos a precisar de um espaço como esse para fazer o tratamento da doença”, completa.

O deputado Plauto também enfatiza a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2002. “Tivemos uma ação política pedindo ao governador Jaime Lerner, em nome da cidade, aí ele deu a autorização para a implantação, liberou os primeiros recursos, não existia o Hospital Regional ainda. Foi uma ação importante que eu fico feliz de ter participado de toda aquela mobilização política”, destaca.

Plauto, que é candidato a deputado estadual nestas eleições, afirma que deseja continuar a pleitear conquistas para a região. “Vamos participar de novo. Tenho saúde, tenho vontade, gosto do que faço, não estou para levar vantagem no processo, estou aí sempre na mesma linha, no mesmo partido, na mesma forma de agir, sempre respeitando os amigos”, afirma. Ele ainda finaliza. “Enquanto as pessoas acreditarem que eu posso estar lá, ajudando e dando sequência ao meu trabalho na Assembleia por mais quatro anos, para ajudar nessa construção do Hospital do Câncer, depois que estiver pronto buscar equipamentos modernos, isso não vai parar nunca. É crescer. Enquanto eu tiver mandato estarei ajudando”, conclui.

Confira a entrevista completa: