O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), um dos autores da lei que obriga o uso de máscara facial em todo o Paraná destacou nesta quinta-feira (14) a mobilização de prefeituras e governo do Estado sobre a importância do uso do artefato de proteção, uma das principais formas de prevenção no combate ao coronavírus, ao lado do isolamento social e da higienização das mãos. “O uso de máscara obrigatório em todo o Estado está mobilizando prefeituras, empresas e entidades da importância da prevenção durante a pandemia”, disse.
“Campanhas internas e externas estão sendo feitas. No Congresso Nacional há dois projetos – um na Câmara dos Deputados e outro no Senado Federal – que devem ser votados nos próximos dias, tornando o uso obrigatório em todo o país. Vários estados e cidades brasileiras já adotaram como meio de prevenção”, completa Romanelli.
A Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura lançou nesta quarta-feira (13), a campanha “Vai de Máscara” que orienta a população a usar máscaras de proteção individual durante suas atividades do dia a dia, como forma de prevenção à covid-19.
Aliados – A meta, segundo o deputado Romanelli, é distribuir cartazes para serem fixados em prédios públicos e no interior dos ônibus de transporte coletivo. Os ônibus terão também os chamados busdoor. “Os paranaenses vão se deparar nos próximos dias com a campanha “Vai de Máscara” nos vidros traseiros dos ônibus e também pela televisão e redes sociais, um aliado importante no combate à proliferação do coronavírus”, destaca.
A própria Assembleia Legislativa desenvolve campanha sobre a importância do uso de máscara. “A máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus, pois impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente e acabem contaminando outras pessoas”, disse.
Romanelli alerta que embora seja uma obrigatoriedade passível de multa, muita gente ainda tem ignorado a importância do uso da máscara de proteção facial no combate ao coronavírus.
Reforço – Por isso, a campanha “Vai de Máscara” quer reforçar essa comunicação e conscientizar a população da importância desse cuidado dentro dos ônibus de transporte coletivo.
“Vale lembrar que a preocupação com o uso da máscara deve se dar em diversas atividades do dia a dia, e não apenas no transporte coletivo. São situações como sair de casa, abastecer o carro, ir ao médico, ao trabalho, supermercado, entre outras”, lembra Romanelli.
A Lei 20.189/2020, que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná, entrou em vigor dia 28 de abril. Quem descumprir a legislação estará sujeito a multa. No entanto, o distanciamento e isolamento social ainda é a melhor forma de prevenção. Mas quem precisar sair de casa deve usar máscara para ajudar a evitar a contaminação.
Informações/Foto: ALEP