Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

DER/PR anuncia obras na Avenida Souza Naves em Ponta Grossa

2020-04-23 às 15:57

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou através de uma transmissão pela internet nesta quinta-feira (23) projetos de engenharia para obras na Avenida Souza Naves, em Ponta Grossa.

As obras são o resultado do acordo de leniência entre a Concessionária CCR-RodoNorte e o Ministério Público Federal, firmado no final do ano passado. As obras vão priorizar trechos com registro elevado de acidentes de trânsito. Após a homologação do acordo, a concessionária iniciou a elaboração dos projetos necessários para a realização das obras.

Acidentes em 10 anos

Desde o ano de 2010, foram registradas pela PRF 1.249 ocorrências, esses números envolvem as ocorrências de todas as naturezas em um trecho de 11,5 km. Ao todo, em uma década, foram registrados 72 óbitos na Avenida Souza Naves.

Obras

As obras promovem uma mudança significativa no uso da via, que é um trecho urbano da BR-373. As obras foram pensadas para não prejudicar os moradores da região com desapropriações, o comércio, as oficinas reparadoras de veículos e as lojas de autopeças.

As obras devem iniciar em junho deste ano e serem concluídas em novembro de 2021. Somados, o investimento das duas obras totaliza R$ 55 milhões.

Obra no km-173

Um das obras compreende o trecho do km-173, no bairro do Sabará. Tal intervenção é a obra de um dispositivo, no sentido norte-sul, com marginal, nos dois sentidos. A rodovia será rebaixada e terá um viaduto de retorno.

A pista dupla será dupla em toda a extensão e impacta cerca de 1,5 km. As obras ainda englobam uma ciclofaixa compartilhada, passeio para os pedestres, com travessia nos dois lados e com uma passagem elevada para garantir melhor segurança.

Confira imagens do projeto:

Obra no km-180

A obra no km-180 da BR-373 foi chamado de Viaduto Bocaina, ela é um dispositivo no sentido norte-sul e também terá marginais. A diferença desta obra para a do km-173 é que essa será uma obra de alteamento, ou seja, uma elevação da pista; hoje esse ponto está com a pista aterrada.

Outro ponto de destaque deste alteamento é o cuidado que será tomado com a questão de desapropriação de moradores da região, onde os mesmos não serão afetados. A implantação de marginais norte e sul neste caso favorece o retorno tanto de quem trafega pela avenida, quanto  dos transeuntes.

Uma passarela para maior comodidade dos pedestres também será construída no local.

Confira imagens do projeto:

Confira a premissa técnica das obras:

Confira a live realizada pelo DER/PR:

Informações/Imagens: DER/PR