Na tarde desta sexta-feira (26), o médico e secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, em uma entrevista ao programa JB Urgente, no D’Ponta News abordou sobre os danos que as aglomerações podem causar. Ainda na conversa ele explicou as causas para a rápida proliferação do vírus no último mês.
As Aglomerações
As aglomerações, segundo Beto, são o grande momento onde o vírus se prolifera. Ele ainda pede que quem puder evitar locais de grande movimentação, evite. “As aglomerações têm sido o grande momento, o grande gargalo das transmissões. Então, quem puder evitar transporte coletivo cheio, evite! Quem precisa sair, ir ao trabalho, também deve tomar todos os cuidados”. Beto ainda faz um alerta. “De cada caso contaminado com sintoma, existem outros 12 casos assintomáticos circulando na região. Esse é o momento de ficar mais restrito”, explica.
Confira o trecho da entrevista:
Motivação para a rápida proliferação do vírus
Sobre o pico, o ápice da doença no estado, Beto diz que o Paraná pretendia passar por uma curva suave, quase sem pico. “Nós pretendíamos ter uma curva suave, passar pela pandemia sem pico, porém, esses movimentos todos como Dia das Mães, Dia dos Namorados, idas ao banco por aposentadorias, busca pelo auxílio emergencial, tudo isso acabou aglutinando, aglomerando pessoas”, lamenta.
Confira o trecho da entrevista:
Foto: ALEP