Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Eleições 2022: conheça os postulantes ao cargo de governador do Paraná

2022-08-16 às 17:04

A campanha eleitoral começa oficialmente a partir desta terça-feira, 16. Ao todo, mais de 27 mil candidatos concorrem aos cargos de Presidente da República, Governador (estaduais e distrital), Senador, além de deputados estaduais e federais. Destes, 223 postulam o cargo de governador, nas 27 unidades da federação.

No Paraná, nove candidatos concorrem ao posto. As candidaturas estão registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguardam julgamento.

Adriano Teixeira (PCO)

O candidato do Partido da Causa Operária (PCO) é funileiro, tem 35 anos de idade e é natural de Nova Olímpia. Em 2020, ele concorreu ao cargo de vereador, na Câmara Municipal de Paranavaí, também pelo PCO. O candidato a vice, Cristiano Kusbick Poll, tem 42 anos, é técnico em eletricidade, eletrônica e telecomunicações e nasceu em São Borja (RS). É candidato pela primeira vez.

 

Carlos Massa Ratinho Junior (PSD)

Aos 41 anos, o candidato da Coligação “A Mudança Não Para. Pras Frente Paraná” (REPUBLICANOS / MDB / SOLIDARIEDADE / PL / PSD / UNIÃO / PMB / PP / AGIR / PROS / PTB) tenta a reeleição. O atual governador é natural de Jandaia do Sul (PR) e já foi eleito deputado federal pelo PSC-PR, em 2010; foi para o 2º turno na eleição para prefeito de Curitiba, em 2012, pelo PSC e foi eleito deputado estadual, dois anos depois, por quociente partidário, também pelo PSC, em 2014. Em 2018, já no PSD, foi eleito governador.

A dobradinha com o vice Darci Piana foi renovada. O atual vice-governador é empresário, tem 81 anos e nasceu em Carazinho (RS).

Gomyde (PDT)

O advogado Ricardo Crachineski Gomyde, de 52 anos, é o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Natural de Ibaiti (PR), já foi deputado federal, candidato a prefeito de Curitiba (2008) e candidato a senador (2014). Também foi secretário estadual de Esportes do Paraná e assessor especial do Ministério dos Esportes.
Sua candidata a vice é a também advogada Eliza Ferreira da Silva, de 36 anos, curitibana, que disputa sua primeira eleição.

Joni Correia (DC)

O empresário procopense Joni Silva Correia Junior, de 45 anos, concorre a governador pelo Democracia Cristã. Em 2006, concorreu a deputado estadual, pelo PPS e, em 2008, ficou como suplente de vereador em Curitiba.

O candidato a vice é o empresário curitibano Gledson Regnier Zawadzki, de 49 anos. Em 2020, concorreu ao cargo de vice-prefeito de Araucária, pelo PROS.

Professora Angela (PSOL)

A candidata da Federação PSOL/REDE, Angela Alves Machado, tem 45 anos e atua como professora de ensino fundamental e médio e nasceu em São José dos Pinhais (PR). Já concorreu duas vezes a vereadora em Curitiba, nas eleições de 2016 e 2020, ambas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O candidato a vice é o advogado Sergio Masanobu Nakatani, de 60 anos. Nascido em Santana do Itararé (PR), participa de sua primeira eleição.

Professor Ivan (PSTU)

O professor de ensino fundamental Ivan Ramos Bernardo é o candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Natural de Paranavaí (PR), tem 52 anos e já concorreu três vezes a prefeito de Paranavaí (2004, 2012 e 2016), vice-prefeito (2008), vice-governador (2010), deputado estadual (2014) e vereador (2020).

O candidato a vice é o jornalista e redator Phillip de Lima Natal, de 36 anos, natural de Pirajuí (SP), que concorreu a vice-prefeito de Maringá em 2016, também pelo PSTU.

Requião (PT)

O ex-governador Roberto Requião de Mello e Silva volta a disputar o cargo, desta vez pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O advogado curitibano, de 81 anos, já governou o Paraná em três mandatos, foi senador duas vezes, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, prefeito de Curitiba e deputado estadual. É candidato pela Federação Brasil da Esperança – FE (PT/PCdoB/PV).

O candidato a vice é o agrônomo Jorge Miguel Samek (PT), nascido em Foz do Iguaçu, de 67 anos, que concorre a um cargo político pela primeira vez.

Solange Ferreira Bueno (PMN)

Candidata pela primeira vez, a maringaense Solange Ferreira Bueno, de 55 anos, concorre a governadora pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Ela é professora e instrutora de formação profissional.

Tem como candidato a vice o advogado Osni Francisco Minotto, de 53 anos, natural de Verê (PR). Osni já foi suplente de vereador em Araucária e Contenda, candidato a deputado federal (2010) e mais duas vezes candidato a vereador em Araucária (2012 e 2020).

Vivi Motta (PCB)

A candidata do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Viviane Motta Dias Neves, disputa uma eleição pela primeira vez. A cuiabana de 31 anos é professora de ensinos fundamental e médio.

O candidato a vice é o servidor estadual Diego Jilson Lemes Valdez, de 35 anos, natural de Foz do Iguaçu. Também pleiteia um cargo político pela primeira vez.

Informações: TSE