Sábado, 27 de Abril de 2024

Eleições 2022: saiba quem são os 12 candidatos a presidente da República

2022-08-16 às 18:14

A campanha eleitoral começa oficialmente a partir desta terça-feira, 16. Doze postulantes ao cargo máximo do Executivo registraram candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conheça o perfil de cada um deles.

Ciro Gomes (PDT)

O ex-governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes, de 64 anos, já concorreu três vezes a presidente da República (1998, 2002 e 2018). Natural de Pindamonhangaba (SP), o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) também já foi ministro da Integração Nacional, durante a primeira gestão Lula; ministro da Fazenda, na gestão de Itamar Franco; prefeito de Fortaleza (CE) e deputado estadual no Ceará.

A candidata a vice é a servidora pública federal soteropolitana Ana Paula Andrade Matos Moreira, de 45 anos. Ela é vice-prefeita de Salvador (BA).

Constituinte Eymael (DC)

O fundador do PSDC – atual Democracia Cristã (DC), já concorreu cinco vezes ao cargo de presidente: em 1998, em 2006, em 2010, em 2014 e em 2018. Em 2012, disputou a prefeitura paulista. O advogado de Porto Alegre tem 82 anos.

O economista João Barbosa Bravo, de São Gonçalo (RJ), concorre a vice. Ele tem 75 anos e concorreu a deputado federal do Rio de Janeiro, pelo PTdoB, em 2014.

Felipe D’Ávila (NOVO)

O cientista político Luiz Felipe Chaves D’Ávila concorre pelo partido Novo. Paulista, tem 59 anos e disputa um cargo político pela primeira vez.

Seu candidato a vice é o administrador brasiliense Tiago Lima Mitraud de Castro Leite, de 36 anos. Ele foi eleito deputado federal por quociente partidário, em 2018, pelo NOVO, representando Minas Gerais.

Jair Bolsonaro (PL)

Jair Messias Bolsonaro concorre à reeleição pelo Partido Liberal (PL). Passou 28 anos no Congresso Nacional como deputado federal do Rio de Janeiro, antes de se lançar candidato a presidente em 2018. O candidato da coligação “Pelo Bem do Brasil” (PP/Republicanos/PL) tem 67 anos e é natural de Campinas (SP).

O candidato a vice é o ex-ministro da Defesa e ex-ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto (PL). O militar reformado tem 66 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e disputa sua primeira eleição.

Léo Péricles (UP)

O técnico de mecânica Leonardo Péricles Vieira Roque é o candidato da Unidade Popular. O belo-horizontino tem 41 anos e já foi suplente de vereador em Belo Horizonte (2008) e concorreu a vice-prefeito da capital mineira nas eleições de 2020.

A candidata a vice é a dentista Samara Martins da Silva, de 35 anos. Ela também é de Belo Horizonte e concorreu a vereadora em Natal (RN), em 2020.

Lula (PT)

O ex-presidente da República (2003-2010) disputa sua sexta eleição – concorreu em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, sempre pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é um dos fundadores. Luiz Inácio Lula da Silva tem 76 anos e nasceu em Guaranhuns (PE).

O candidato a vice é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Alckmin foi adversário de Lula nas eleições de 2006, quando concorria a presidente pelo PSDB, enquanto Lula foi reeleito. O médico, de 69 anos, já foi vereador e prefeito em Pindamonhangaba (SP), sua cidade natal, antes de ser deputado estadual e federal, vice-governador e governador de São Paulo.

Pablo Marçal (PROS)

Pablo Henrique Costa Marçal, de 35 anos, é candidato à presidência pelo Partido Republicano da Ordem Social. Natural de Goiânia (GO), Pablo atua como empresário. Esta é a primeira vez que ele pleiteia um cargo político.

A candidata a vice é a policial militar Fátima Pérola Neggra (PROS), de 54 anos. Natural de Iporã (PR), foi vereadora suplente em Mauá, pelo PDT, candidata a vice-governadora em São Paulo, pelo DC, e vereadora suplente em Mauá, pelo PP.

Roberto Jefferson (PTB)

O candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro, Roberto Jefferson Monteiro Francisco, de 69 anos, é advogado e natural de Petrópolis (RJ). É a primeira vez que se candidata a um cargo político.

O candidato a vice é o Padre Kelmon Luis da Silva Souza (PTB), de 46 anos. Natural de Acajutiba (BA), é a primeira vez que pleiteia um cargo política.

Simone Tebet (MDB)

Candidata pelo Movimento Democrático Brasileiro, Simone Nassar Tebet, de 52 anos, é natural de Três Lagoas (MS) e atua como advogada. Foi eleita prefeita da cidade natal em 2004 e reeleita em 2008. Concorreu a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, em 2010 e eleita senadora em 2014.

A candidata a vice é Mara Gabrilli, de 55 anos. Natural de São Paulo (SP), ela é publicitária e foi vereadora suplente em 2004, na cidade natal. Em 2008, foi eleita vereadora, em 2010 e 2014 foi eleita deputada federal. Em 2018, conquistou uma vaga no Senado.

Sofia Manzano (PCB)

Candidata pelo Partido Comunista Brasileiro, Sofia Padua Manzano, de 51 anos, é natural de São Paulo (SP), e é servidora pública estadual. Em 2014 foi candidata a vice-presidente da República pelo PCB.

O candidata a vice é o jornalista Antonio Alves, de 44 anos, natural de Recife (PE). É a primeira vez que concorre a um cargo político.

Soraya Thronicke (União Brasil)

Candidata pelo partido União Brasil, Soraya Vieira Thronicke, de 43 anos, é natural de Dourados (MS). Foi eleita Senadora em 2018, pelo estado Mato Grosso do Sul.

O candidato a vice é o professor Marcos Cintra, natural de São Paulo (SP). Foi eleito vereador por média em São Paulo, no ano de 2008.

Vera (PSTU)

Vera Lucia Pereira da Silva Salgado é candidata pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. Natural de Inajá (PE), tem 55 anos e já foi candidata a prefeita de Aracaju, prefeita de São Paulo, a deputada federal e presidente da república.

Informações: TSE