{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Geral

Em município paranaense, 37 crianças recebem vacina da Covid-19 errada

há 4 anos

Redação

Publicidade
Em município paranaense, 37 crianças recebem vacina da Covid-19 errada
Foto: Myke Sena/MS
Publicidade
Em Primeiro de Maio, no norte do Paraná, 37 crianças de 5 anos foram vacinadas com o imunizante errado contra Covid-19. Elas deveriam receber doses da Pfizer, mas foram imunizadas com Coronavac. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças de 5 anos deve ser vacinadas apenas com a Pfizer pediátrica, com a Coronavac sendo liberada para crianças a partir de 6 anos. O erro foi registrado no dia 11 de fevereiro. Ao perceber o erro, no dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde de Primeiro de Maio informou a 17.ª Regional de Saúde do Paraná. 37 crianças então passaram a ser monitoradas. Nenhuma delas apresentou reações adversas, mas permanecerão sendo monitoradas por 30 dias.

A Prefeitura de Primeiro de Maio também abriu processo administrativo para apurar o caso e afastou três servidores municipais que estavam envolvidos na aplicação. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou nota sobre o caso e relatou que a cidade recebeu notificação. Confira na íntegra:

"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o município de Primeiro de Maio aplicou 37 doses pediátricas de CoronaVac em crianças de 5 anos no dia 11 de fevereiro, reportando a situação para a 17ª Regional de Saúde de Londrina no dia 18 de fevereiro. O caso é considerado como erro de imunização visto que este fabricante possui, neste momento, liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em crianças com 6 anos ou mais. O município informou que abrirá processo administrativo para apurar a responsabilidade. A cidade foi notificada pela Sesa e monitora, junto com o Estado, qualquer possível reação adversa que as crianças possam apresentar no período de 30 dias. Todos que receberam a dose pediátrica do Instituto Butantan estão bem e sem intercorrências. Ressaltando que a secretaria distribui os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde, mas quem aplica as doses são os municípios. A pasta acompanha todos os eventos adversos pós vacinação e erros de imunização, os quais devem ser notificados, no sistema de informação eSUS Notifica, conforme legislação vigente."

Informações: RIC Mais

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Polícia investiga morte de jovem após suposta queda de caminhonete em movimento no ParanáAdirlene Guerreiro, de 23 anos, foi levada em óbito ao hospital municipal de Sapopema
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia