Sábado, 21 de Setembro de 2024

Everson Krum estima que PG possa vacinar mais de 35 mil pessoas por mês

Vice-reitor da UEPG estima que, com oferta de imunizantes, cidade pode vacinar mais de 35 mil pessoas por mês
2021-03-19 às 15:23

O vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Professor Everson Krum, estima que Ponta Grossa possa vacinar, em um mês, mais de 35 mil pessoas. O cálculo leva em conta a vacinação feita em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também em mutirões. Até esta sexta-feira (19), Ponta Grossa havia aplicado 20.742 doses da vacina contra a covid-19.

Com a experiência de ter sido diretor do Hospital Universitário (HU-UEPG) por seis anos (2012-2018), Everson destaca que a oferta do imunizante por parte do Ministério da Saúde, do Governo do Estado e da própria Prefeitura, o município têm condições de fazer uma campanha de vacinação efetiva. “Nas vacinas contra outras doenças, temos um histórico de boas ações em prol da imunização, atendendo a população de forma eficaz”, lembra.

O cálculo de Everson leva em conta um cenário em que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estabeleça 35 pontos de vacinação da cidade durante os dias de semana, com um aplicador em cada local. Estima-se que cada profissional consiga aplicar 6 doses por hora, trabalhando sete horas por dia e 20 dias por mês – desta forma, cada posto de vacinação aplicaria 840 doses.

Desta forma, apenas os postos (35 na estimativa) seriam vacinadas 30 mil pessoas. A isso se soma a possibilidade dos mutirões que, normalmente, costumam funcionar com mais vacinadores e em um ritmo mais rápido de aplicação das doses. Com mutirões acontecendo aos sábados, Everson que em cada um destes eventos poderiam ser vacinados no mínimo 1260 pessoas – neste final de semana a Prefeitura realizará um mutirão com 15 postos em funcionamento. Se o mutirão fosse realizado nos quatro sábados de um mês, mais de 5 mil pessoas poderiam ser imunizadas.

Krum salienta que a estimativa busca mostrar que o sistema de saúde de Ponta Grossa tem condições de vacinar em massa e inclusive contar com ampliações. “Havendo imunizante [vacina] disponível, os profissionais da saúde tem capacidade operacional de vacinar uma grande parcela da população de forma ágil, segura e confortável para o paciente, especialmente aqueles que são do grupo de risco”, lembra.

Compra de novas vacinas

Em âmbito municipal, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) busca adquirir vacinas via convênio feito pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e também há pedidos para compra direta da vacina Sputnik V, já adquirida por municípios mineiros. Além disso, o Governo do Estado se articula para adquirir 16 milhões de doses com recursos próprios.

Da assessoria