O procurador municipal Marcio Rezende, que atuava como presidente da comissão municipal de Modelagem do Novo Transporte Coletivo de Ponta Grossa, revelou nesta quarta-feira, 08, que a comissão foi dissolvida pela Prefeitura Municipal através da portaria número 22.575/2023. O documento foi publicado no Diário Oficial do município nesta terça, 07 de fevereiro. (clique aqui para acessar o Diário Oficial).
Rezende conta que já havia entregue o cargo na sexta-feira, 03, o que não teria sido aceito pelo Gabinete da Prefeita Elizabeth Schmidt. O ex-presidente afirma que a comissão foi surpreendida pela dissolução, que acontece às vésperas da audiência pública em que serão debatidos os termos do edital, programada para a próxima sexta-feira, 10.
De acordo com o documento divulgado por Rezende, a dissolução da Comissão, antes do encerramento dos trabalhos, aconteceu devido à discordância, por parte da Prefeitura, na forma de atuação da comissão e pela enumeração de prioridades e objetivos do projeto.
“Saliente-se que os trabalhos conduzidos foram sempre em busca do interesse público na procura de um sistema que beneficiasse apenas e tão somente os usuários, sem pensar no interesse de possíveis interessados na contratação”, diz no comunicado. “Faço o comunicado em respeito a todos os órgãos de imprensa e entidades da sociedade civil, que me deram oportunidade de defender o projeto, bem como aos órgãos de controle, para delimitação temporal de responsabilidade. Também para deixar marcado termo final da responsabilidade da comissão e a minha enquanto presidente, perante os trabalhos desenvolvidos.” (clique aqui para acessar o documento na íntegra)
Também na edição de 07 de fevereiro de 2023 do Diário Oficial do município de Ponta Grossa, a portaria de número 22576/2023 constitui um novo grupo que será responsável pelas audiências públicas, acompanhamento e julgamento do Processo Licitatório do Transporte Coletivo – a Comissão Especial de Licitação. O grupo será presidido por Edinei Steger Rinaldi, e composta também por Diego Felipe Vaz, Eliane Freitas e Ricardo Martins de Araújo.
Confira a publicação.
A reportagem do D’Ponta News questionou a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa sobre os motivos que levaram à dissolução da Comissão e a informação da discordância do Governo sobre os modos quais os trabalhos vinham sendo desenvolvidos.
Sobre o assunto, a Prefeitura informa que os trabalhos referentes ao edital seguem sendo desenvolvidos normalmente por uma comissão especial de licitação já nomeada pelo Município e ressalta que a gestão do transporte é feita pela Secretaria de Infraestrutura e Planejamento.