A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), através do Departamento de Proteção Social Especial/ Alta Complexidade realizou nesta semana, a entrega de suplementos alimentares para Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) da cidade. Foram 750 latas de suplementos alimentares distribuídas em quatro entidades de Ponta Grossa.
Com o objetivo de subsidiar financeiramente os municípios no enfrentamento ao vírus Sars-Cov-2, para a execução de ações socioassistenciais e estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o governo Federal publicou a Portaria 369 de 29 de abril de 2020, que destina recurso emergencial para de aumentar a capacidade de resposta no atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente do COVID-19, os município devem trabalhar na promoção de alimentos, prioritariamente ricos em proteína, para pessoas idosas e com deficiências acolhidas no Serviço de Acolhimento Institucional e em atendimento no Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
Karina Teresinha Muehlbauer, chefe da Divisão de Alta Complexidade, explica que no Plano Municipal de execução da verba da Portaria 369, o município planejou a aquisição de Suplementos Alimentares, considerando que a indicação para a aquisição de alimentos era prioritariamente ricos em proteína, sendo realizada a consulta às nutricionistas das ILPIs. “As nutricionistas atestaram que o acompanhamento e a intervenção nutricional imediata é fator primordial para a recuperação ou manutenção da saúde do idoso institucionalizado que em alguns casos necessita fazer o uso de suplemento alimentar e módulos de proteínas”, aponta.
Foram 750 latas de suplementos distribuídas em quatro ILPIs. No Asilo São Vicente de Paulo foram 384, na Colmeia Espírita Cristã Abegail 110, juntamente com o Paulo de Tarso com mais 110 latas e o Lar das Vovózinhas com 146 latas. Além dos suplementos alimentares, foram entregues às instituições, totens de álcool gel e tapetes sanitizantes, itens que serão entregues às demais entidades de média e alta complexidade conveniadas ao município.