Sexta-feira, 16 de Maio de 2025

Gomyde defende professores e luta pela educação no Paraná

2022-09-16 às 10:23
Foto: Divulgação

Durante sua vida política, o atual candidato ao Governo do Paraná, Ricardo Gomyde (PDT), atuou em frentes ligadas ao movimento estudantil e lutou pelos direitos dos professores e melhorias na educação, afirmando seu papel de defensor do ensino, proposta que está em seu plano de governo.

Recentemente, o candidato participou de uma manifestação com professores, no Centro Cívico em Curitiba, reivindicando melhorias na educação. O próprio partido de Gomyde (PDT) possui um vínculo muito próximo à educação, como por exemplo a administração do deputado federal e ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que elevou o IDEB da capital, e do ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo McDonald, que construiu Centros de Convivência com atividades integrais para os alunos, reformou e estruturou de dezenas de colégios municipais e obteve um alto índice do IDEB.

O candidato destaca como algumas de suas propostas alcançar a menor taxa de evasão escolar do país no Ensino Médio; ampliar o Ensino Médio profissionalizante em tempo integral; implantar um plano de recuperação para os alunos do sistema público atingidos pela pandemia da Covid-19; recomposição dos quadros de funcionários das universidades estaduais. Gomyde afirma também que o seu programa de governo, o “Projeto Paraná”, tem um foco especial na educação.

Em sabatina realizada na última terça-feira (13/09), na OAB-PR, Gomyde afirmou em suas propostas a necessidade de se investir em aumento de salário, reposição de quadros e valorizar o profissional da educação.

“Temos apenas 25 mil estudantes no ensino integral no Paraná, por isso, vamos investir também no ensino profissionalizante. Há demandas locais por profissionais, e o paranaense não consegue se inserir no mercado de trabalho porque não está capacitado para as vagas que surgem”, afirmou Gomyde, que assinou recentemente uma carta de reivindicações da APP-Sindicato, assumindo compromisso com a área de educação do estado.

Histórico de envolvimento na educação

Em 1994, Ricardo Gomyde ingressou no curso de comunicação e jornalismo da Faculdade Tuiuti, em Curitiba. Militou no movimento estudantil, tendo sido fundador e presidente do Centro Acadêmico de comunicação social da PUC, no período de 1991 a 1992, além de tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, em 1992.

Dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE) nos anos de 1992 e 1993, foi um dos líderes do movimento pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Melo entre os estudantes do seu estado.

da assessoria