Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Gomyde vai criar a Secretaria Estadual de Igualdade Racial

2022-09-15 às 13:51

No novo programa eleitoral da campanha de 2022, Ricardo Gomyde e Eliza Ferreira, candidatos do PDT a governador e a vice-governadora do Paraná, defenderam a necessidade de políticas públicas voltadas à população negra do estado. “Um terço da população do Paraná é negra. Curitiba é a cidade com mais negras e negros entre as capitais da Região Sul. Homens e mulheres com os quais a sociedade brasileira tem uma enorme dívida, depois de mais de 300 anos de escravidão. Para resgatar parte desta dívida, vamos enfrentar o racismo e implementar políticas afirmativas em todas as áreas”, destacou Eliza.

“E para coordenar essas políticas, que serão transversais, presentes em todas as áreas do governo, vamos criar a Secretaria Estadual de Igualdade Racial”, afirmou Gomyde. A Secretaria Estadual da Igualdade Racial vai enfrentar o racismo e gerar oportunidades, um grande compromisso com negras e negros do Paraná.

O Projeto Paraná, programa de governo do PDT, apresenta várias políticas que vão beneficiar a população negra do estado. Além da Secretaria, vai desenvolver mais e melhores políticas afirmativas e de combate ao racismo, como a implantação do SOS Racismo, que deverá incidir multa administrativa para o racismo.

O plano de governo também prevê a incorporação, no processo educacional, da participação das populações negra e indígena na formação do povo paranaense. Serão adotadas, de maneira efetiva, políticas públicas dirigidas para a superação das desigualdades étnicas, contribuindo para cessar a violência contra o povo negro. Também deverá haver o reconhecimento dos territórios quilombolas e demarcação de reservas indígenas no Paraná, aliados à uma política pública de distribuição de renda para garantir condições de vida digna.

O futuro governo de Ricardo Gomyde e Eliza Ferreira vai respeitar a diversidade de etnias e culturas, as contribuições da população do estado, valorizando todas as pessoas que nasceram no Paraná ou que o escolheram morar.

da assessoria