{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Geral

Grupo São Francisco de Assis suspende teatro da Paixão de Cristo em Irati

há 4 anos

Redação

Publicidade
Grupo São Francisco de Assis suspende teatro da Paixão de Cristo em Irati
Foto: Vanderlei Kawa

Em reunião no último dia 3, a diretoria, presidência, integrantes e voluntários do Grupo de Teatro São Francisco de Assis, de Irati, decidiram cancelar a apresentação deste ano da encenação da Paixão de Cristo. Realizado pela última vez em 2019, o teatro conta, por intermédio de quase 18 cenas, a vida de Jesus, do batismo à ressurreição, em duas horas e meia de apresentação. O cancelamento se deve ao aumento no número de casos de coronavírus na cidade. Como a produção envolve de 300 a 370 integrantes e requer, além da apresentação, ensaios, o grupo achou por bem suspender o teatro devido aos riscos de contágio.

A encenação envolve todas as quatro paróquias de Irati e até a de rito ucraniano-católico, a Paróquia Sagrado Coração de Maria. "O nosso grupo reúne muitas pessoas. Os ensaios já deveriam ter iniciado em dezembro. A direção juntamente com os integrantes achou melhor não reunir as pessoas para os ensaios diários e semanais. E, após consultarmos os profissionais de saúde, lideranças pastorais e sacerdotais, tomamos a iniciativa de novamente cancelar a apresentação", afirma o membro-fundador e presidente do grupo, Vanderlei Kawa, comentando que a realização foi desaconselhada pelo presidente do Centro de Operação Especiais e de Fiscalização do Covid de Irati, enfermeiro e diácono Agostinho Basso.

O teatro da Paixão de Cristo seria apresentado na Sexta-Feira Santa, dia 15 de abril, no Estádio Municipal Abraão Nejm. É tradicionalmente realizada com o apoio da Prefeitura Municipal e colaboradores. "Peçamos em oração que possamos retornar em 2023", enfatiza Kawa. Segundo ele, também está sendo avaliada a possibilidade da gravação da encenação completa dos anos anteriores e sua reprodução nas redes sociais, na sexta-feira, ou ainda apresentá-la em algumas sessões do cinema. "Queremos fazer uma homenagem às pessoas falecidas, vítimas do coronavírus em Irati, até nossos integrantes, amigos e familiares", acrescenta. A definição depende de análise da diretoria do grupo.

Em 2019, a encenação completou 25 anos. "Iniciamos fazendo o teatro de Natal e depois teatro sobre vida de São Francisco e Santa Clara. Depois, iniciamos, em 1988, o teatro da Paixão de Cristo. O grupo pertence à Capela São Francisco de Assis, comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Luz. Ele iniciou em 1988, apoiado pelos freis Jaime Manfrim e Anselmo Swarza", detalha Vanderlei Kawa.

da assessoria

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Amigos atendem último pedido e transformam velório em churrasco no ParanáPedido de Elton Stevanelli levou parentes e amigos a realizar uma despedida com música, cerveja e espetinho diante da funerária no noroeste do Paraná
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia