Sábado, 21 de Setembro de 2024

Homem se recusa a usar máscara oferecida pelo prefeito de PG

2020-05-20 às 10:55

Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, contou que um cidadão se recusou a utilizar a máscara oferecida por ele. As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, comandado por Rangel na Rádio Mundi FM.

“Eu estive nessa semana visitando obras aqui na cidade e encontrei um senhor sem máscara”, relata Rangel. Ele conta que imediatamente parou o carro e desceu com a intenção de doar uma máscara para o cidadão. “Fui muito educado, cumprimentei a pessoa e falei que gostaria de deixar uma máscara. O senhor respondeu que não iria usar, jogou a máscara no chão e falou que ninguém iria obrigá-lo”, lamenta. “Tentei explicar que não é uma obrigação, que é uma forma de se cuidar e ele acabou desferindo palavras contra mim, acredito que num primeiro momento nem me reconheceu”, acrescenta. 

Risco para toda a população

Rangel também criticou a displicência de parte da população em Ponta Grossa. “Proteção é uma obrigatoriedade. O que eu não consigo mais admitir é gente colocando em risco a vida da cidade inteira. Basta esse senhor que jogou as máscaras no chão e disse que ninguém iria obriga-lo a usar ir para a UTI e morrer que no outro dia para a cidade”, alerta

O prefeito lembrou que um paciente com coronavírus em Ponta Grossa passou 28 dias internado no Hospital Universitário (HU-UEPG). Mesmo tendo apenas 43 anos e nenhuma comorbidade, ele passou 20 dias em coma e respirando com a ajuda de aparelhos. “Você quer isso para os seus filhos? Você quer isso para o seu pai? Você quer isso para a sua mãe?”, questiona. “Então eu digo para você usar a máscara, porque nós precisamos viver e a gente precisa trabalhar. Se você precisa trabalhar, tem que sair para buscar o sustento da família, leve a máscara”, pede.

Máscara devem continuar sendo usadas 

Rangel destacou que a máscara deve continuar a ser recomendada por um longo período. A máscara vai ser um item normal que as próprias famílias vão incentivar os seus filhos a usarem”, frisa. “A máscara protege não só contra o coronavírus, mas também contra outras doenças. Aqui em Ponta Grossa nós tivemos uma queda de 83% em outras doenças respiratórias que é a prova incontestável de que a máscara funciona”, salienta. 

Brasil não precisava ter parado

Para Rangel, a pandemia de coronavírus no Brasil foi agravada com a dificuldade das pessoas de entenderem a gravidade da situação. “O Brasil só está tendo esses números por causa dos grupos de WhatsApp e das pessoas que desdenharam e não se protegeram. O Brasil não precisava ter parado se 100% da população se protegesse. Será que é tão difícil explicar isso pra pessoas”, enfatiza.

Lei nacional

O prefeito lembrou que ontem (19), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o País (PL 1562/20) e a proposta agora segue para o Senado Federal. “Essa desculpa não cola mais. Agora a multa e a detenção para quem estiver sem máscara vai acontecer no Brasil inteiro”, enfatiza.