Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, fez críticas pesadas às pessoas que se recusam a utilizar as máscaras como forma de prevenção à Covid-19. Ele também explicou como estão sendo realizadas as ações de fiscalizam e aplicação de multas. As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’ que vai ao ar diariamente pela Rádio Mundi FM.
Rangel conta que acompanhou as ações da Defesa Civil durante a tarde de ontem (11). “Eu fui trabalhar ontem com a Defesa Civil e passei o dia inteiro auxiliando na fiscalização, então eu sei que existe sim pessoas que não estão nem aí, que entra por um ouvido e sai pelo outro”, relata. “Existem pessoas que acham que tudo isso é invenção, que é balela. Tem gente que é ignorante”, lamenta.
As ações de fiscalização, explica o prefeito, acontecem em pontos onde há maior fluxo de pessoas e agentes da Defesa Civil abordam aqueles não estão usando máscara. “Quando a Defesa Civil oferece uma máscara sabe o que a pessoa fala? ‘Eu não vou usar essa porcaria’”, critica.
De acordo com Rangel, vários cidadãos foram abordados, mas ainda não foram aplicadas multas. Ele explica que existe uma lei municipal que obriga as pessoas a portarem um documento de identificação, como RG ou CPF, e pela identificação será aplicada a multa.
O prefeito lembra que o uso de máscaras em locais públicos é obrigatório em todo o Paraná e foi aprovado em unanimidade pela Assembleia Legislativa. As multas variam de R$ 106 a R$ 530. São aceitas máscaras descartáveis ou de tecido feitas em casa.
Fiscalização
Para Rangel, a população pode auxiliar no trabalho de fiscalização das pessoas que estão saindo às ruas sem máscara de proteção. “Se você viu alguma coisa fora do normal, filma e manda para os fiscais. O que não pode existir são as alterações, os excessos, chegar às vias de fato. Falou uma vez e a pessoa não quer usar a máscara? Filma e manda para os fiscais”, pede.
Números controlados
Rangel aproveitou a oportunidade para lembrar a importância do uso de máscaras para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. “A Prefeitura de Ponta Grossa não é uma Prefeitura truculenta, é diferente de muitos outros municípios, mas a gente presa pelo que é lei. Se existe uma determinação é justamente porque devido a esta determinação que os nossos números continuam controlados”, enfatiza.
Ele reforça ainda que a pequena parcela da população que se recusa a usar o equipamento pode acabar prejudicando todos os demais. “Se existem pessoas que estão desobedecendo, elas estão colocando a cidade inteira em risco”, salienta.