há uma hora
Amanda Martins

Ponta Grossa alcançou posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que avalia, entre outros indicadores, o tempo médio para abertura de empresas no Brasil. O município ocupa a 13ª colocação no ranking nacional e o 5º lugar na Região Sul, considerando as etapas de viabilidade e registro, com base em dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
O desempenho é resultado de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para desburocratizar e modernizar o processo de abertura de empresas. Entre as ações estão a aplicação da Lei da Liberdade Econômica, a integração digital de órgãos por meio da REDESIM, a modernização de sistemas e protocolos online, além do monitoramento contínuo de indicadores e definição de metas de melhoria.
Essas iniciativas refletiram diretamente na redução do tempo de abertura de empresas no município. Em 2021, o processo levava, em média, 2 dias e 4 horas. Em 2022, o prazo caiu para 9 horas, passando para 6 horas em 2023 e atingindo 5 horas em 2024, patamar mantido também em 2025.
Segundo a Agência de Inovação e Desenvolvimento, a modernização da base legal e as reformas implementadas contribuíram para a melhoria dos indicadores, com expectativa de novos avanços ao longo de 2026, a partir da ampliação da automatização por meio do georreferenciamento e do fortalecimento da integração entre os órgãos envolvidos.
A iniciativa envolve a atuação conjunta da Agência de Inovação e Desenvolvimento e das secretarias municipais da Fazenda, IPLAN, Meio Ambiente e Saúde. Atualmente, empreendedores podem iniciar o processo pela Sala do Empreendedor Digital ou pelo sistema Empresa Fácil Paraná, plataforma do Governo do Estado que direciona os procedimentos internos junto à Prefeitura.