Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Ponta Grossa

Ponta Grossa se destaca em ranking nacional pela agilidade na abertura de empresas

O município ocupa a 13ª colocação no ranking nacional e o 5º lugar na Região Sul

há uma hora

Amanda Martins

Ponta Grossa se destaca em ranking nacional pela agilidade na abertura de empresas
Foto: Divulgação

Ponta Grossa alcançou posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que avalia, entre outros indicadores, o tempo médio para abertura de empresas no Brasil. O município ocupa a 13ª colocação no ranking nacional e o 5º lugar na Região Sul, considerando as etapas de viabilidade e registro, com base em dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

O desempenho é resultado de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para desburocratizar e modernizar o processo de abertura de empresas. Entre as ações estão a aplicação da Lei da Liberdade Econômica, a integração digital de órgãos por meio da REDESIM, a modernização de sistemas e protocolos online, além do monitoramento contínuo de indicadores e definição de metas de melhoria.

Essas iniciativas refletiram diretamente na redução do tempo de abertura de empresas no município. Em 2021, o processo levava, em média, 2 dias e 4 horas. Em 2022, o prazo caiu para 9 horas, passando para 6 horas em 2023 e atingindo 5 horas em 2024, patamar mantido também em 2025.

Segundo a Agência de Inovação e Desenvolvimento, a modernização da base legal e as reformas implementadas contribuíram para a melhoria dos indicadores, com expectativa de novos avanços ao longo de 2026, a partir da ampliação da automatização por meio do georreferenciamento e do fortalecimento da integração entre os órgãos envolvidos.

A iniciativa envolve a atuação conjunta da Agência de Inovação e Desenvolvimento e das secretarias municipais da Fazenda, IPLAN, Meio Ambiente e Saúde. Atualmente, empreendedores podem iniciar o processo pela Sala do Empreendedor Digital ou pelo sistema Empresa Fácil Paraná, plataforma do Governo do Estado que direciona os procedimentos internos junto à Prefeitura.

Compartilhe:

Leia também

Capotamento na estrada do Kalinoski deixa três pessoas feridas em PGTrês vítimas, incluindo uma criança, foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas à UPA Santa Paula
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia