A inteligência artificial é o grande destaque do ano. As buscas no Google pelo termo “IA” quase triplicaram desde janeiro, e o campo faz parte da revolução.
Apesar disso, a inteligência artificial não é uma novidade. Há décadas as ferramentas de busca online respondem às perguntas feitas por usuários.
Mas a febre é tamanha que os mercados financeiros estão fervendo e as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos apresentam desempenho econômico notável.
Seguem exemplos de perguntas que há muito tempo podem ser feitas ao Google:
Como evitar pestes agrícolas?
Quem é o Ministro da Agricultura?
Que empresa aérea voa até o aeroporto de Ponta Grossa?
Contudo, a grande diferença trazida pelo ChatGPT e similares é a complexidade das perguntas — ou prompts — feitas pelos usuários. Elas podem conter várias linhas e pedir a opinião da inteligência artificial.
Exemplo:
“Tenho 12 horas até minha próxima viagem e preciso aprender inglês americano voltado para o agribusiness.
Liste os tópicos que devo estudar.
A resposta deve conter até 80 palavras.”
Abaixo encontra-se a resposta do Google Bard:
“Com 12 horas disponíveis, você deve se concentrar nos seguintes tópicos:
Vocabulário básico de agricultura: culturas, animais, equipamentos, procedimentos, etc.
Expressões idiomáticas e gírias: muitas expressões em inglês americano são específicas para o agribusiness.
Pronúncia: o inglês americano é falado de forma diferente do inglês britânico, por isso é importante praticar a pronúncia.
Aqui estão alguns recursos que podem ajudá-lo a estudar esses tópicos:
Livros e aplicativos de vocabulário: existem muitos recursos disponíveis para aprender vocabulário de agricultura em inglês americano.
Sites e vídeos: existem muitos sites e vídeos que podem ajudá-lo a aprender expressões idiomáticas e gírias em inglês americano.
Aplicativos de pronúncia: esses aplicativos podem ajudá-lo a praticar a pronúncia de palavras e frases em inglês americano.
Com um pouco de esforço, você poderá aprender o básico do inglês americano voltado para o agribusiness em 12 horas.”
Cabe a um professor de inglês avaliar a resposta do Bard, mas o limite de 80 palavras não foi cumprido.
Aliás, descumprimento é algo frequente nessas plataformas.
Dois advogados americanos entregaram a um juiz uma peça processual embasada em informação falsa do ChatGPT. Além da humilhação, foram multados em 5 mil dólares.
Na Austrália, o prefeito de uma cidade ameaçou processar o ChatGPT por tê-lo acusado de ter subornado uma pessoa.
Recentemente, a empresa Alphabet, dona do Google, perdeu 100 bilhões de dólares em um único dia devido a um erro crasso do Bard em sua primeira demonstração.
A revolução da inteligência artificial é notável, mas não se deve esquecer que toda informação gerada deve ser verificada minuciosamente.
No campo não é diferente. A inteligência artificial depende de dados e se estes contiverem erros, poderão macular os sistemas. Além disso, o custo ainda é elevado para os pequenos agricultores, que ficam em desvantagem em comparação aos maiores.
Há também riscos relacionados a cibersegurança e ao meio ambiente, e principalmente ao desemprego. As empresas e governos devem oferecer treinamento para que os funcionários também possam aproveitar os benefícios da IA.