Uma das principais recomendações do Ministério da Saúde é para que a população fique em casa para evitar o avanço da COVID-19. As pessoas que moram nas ruas são mais suscetíveis em contágio pelo coronavírus, pois não tem acesso à medidas básicas de higiene.
Pensando nisso, a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) intensificou os cuidados com os moradores de rua. “Os serviços no Centro Pop não pararam. As assistentes sociais estão realizando os trabalhos de prevenção. Por mais que muitos serviços não estejam mais funcionando na cidade, não podemos deixar essas pessoas desamparadas em um momento de crise como esse. Para isso, estamos orientando que eles evitem aglomerações e fiquem mais distantes uns dos outros”, afirma Simone Kaminski, presidente da FASPG.
O Centro Pop está funcionando das 10h às 16h, fornecendo almoço, lanche de tarde, banho, lavagem de roupas e orientações sobre a importância da higienização.
Escolas e ginásios
Nas redes sociais, usuários sugerem que escolas e ginásios sejam utilizados para abrigar os 65 moradores de rua que vagam pela cidade.
“Sei que há muitas pessoas preocupadas com as que necessitam de acolhimento, mas o ideal é que a população oriente os moradores de rua a se dirigirem ao Centro Pop para que todo o esforço em prol deles seja concentrado em nós”, destaca Simone.
Doações
A FASPG está recebendo doações de alimentos e de higiene para garantir o abastecimento dessas unidades. Todos os detalhes a respeito dos atendimentos podem ser conferidos nessa reportagem que fizemos
Serviço
O Centro Pop localiza-se na rua Tobias Monteiro, 74. Já a FASPG está localizada na rua Joaquim Nabuco, 59.
Imagens: Reprodução/internet