há 2 horas
Giovanni Cardoso
A Polícia Civil do Paraná, por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Ponta Grossa, cumpriu na manhã desta quarta-feira (15) um mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Boa Vista. A ação tem como objetivo apurar a possível prática do crime de fornecimento de substância que cause dependência física ou psíquica a crianças ou adolescentes, previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).
A investigação teve início após a Polícia Civil receber vídeos em que duas adolescentes aparecem utilizando narguilé e cigarros eletrônicos, com o conhecimento e na presença dos pais. A partir das imagens, foi solicitado judicialmente o mandado de busca, que resultou na apreensão de um narguilé, identificado como o mesmo utilizado pelas adolescentes nos registros enviados à polícia.
Os genitores das adolescentes foram intimados a comparecer na unidade policial para prestar esclarecimentos. Segundo a delegada responsável pelo caso, Ana Paula Cunha Carvalho, o fornecimento — mesmo que gratuito — de substâncias que possam causar dependência a menores de idade configura crime e pode levar à responsabilização criminal dos envolvidos, com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão.