Sábado, 20 de Abril de 2024

Investigação afirma que vereador Izaías Salustiano não agrediu ex-esposa: “O vereador tentou apartar a briga entre as mulheres”, diz delegado

2021-09-03 às 12:12

A Polícia Civil de Ponta Grossa concluiu o inquérito sobre o caso em que Izaías Salustiano teria agredido a ex-mulher, Mirielle Costa, e decidiu pelo não indiciamento do vereador.

O inquérito foi finalizado no dia 12 de agosto e o Ministério Público deve avaliar a situação dentro das próximas semanas. O delegado da 13ª SDP, Fernando Jasinski, responsável pelo caso, dá detalhes sobre a investigação e afirma que várias pessoas foram ouvidas e que “foi feito absolutamente tudo o que estava à disposição em uma investigação absolutamente isenta, na busca, logicamente, da verdade dos fatos”, diz.

“Inicialmente, ele foi autuado em flagrante pela prática de violência doméstica familiar contra a mulher, mas no momento do flagrante nós tinhamos a palavra da vítima contra a palavra dele. Durante o curso da investigação, foram ouvidas várias pessoas”, reforça o delegado.

Segundo Jasinski, a versão dada por todos as pessoas ouvidas pela Polícia Civil é de que o vereador teria, supostamente, tentado separar a briga entre a ex-esposa e de outra mulher que estava presente no churrasco do dia 15 de julho.

“A ex-convivente do vereador chegou em companhia de outra mulher, que acredito que o namorado estava nesse churrasco, e entraram em vias de fato com as mulheres que estavam presentes. O vereador supostamente tentou apartar a briga entre as mulheres e essa foi a versão dada por todos os presentes no churrasco, inclusive pelo vereador e pela mulher que acompanhou a ex-convivente. Apenas ficou no procedimento que a mulher foi agredida pelo vereador, mas ninguém mais confirmou a informação”, explica.

Diante disso, o delegado Jasinski ainda destaca que Mirielle realmente apresentava lesões no dia do flagrante, assim como o próprio vereador. “Não se conseguiu mostrar se estas lesões foram provocadas pela via de fato entre as mulheres, assim como o próprio vereador também apresentava lesões, então isso que foi apurado e diante deste cenário não houve indiciamento do vereador, contudo compete ao Ministério Público oferecer denúncia ou solicitar, inclusive, o arquivamento do feito”, finaliza.

Próximos passos

O vereador Izaías Salustiano afirma que já esperava este resultado e que agora aguarda o pronunciamento do Ministério Público. “Eu entreguei uma cópia do relatório para todos os meus colegas vereadores e procurei me manter em silêncio neste período, aguardando o pronunciamento do Ministério Público, que eu acredito que seja na mesma direção, já que o inquérito foi conclusivo e comprovou que não houve a agressão praticada da minha parte, ao contrário, mostrou que eu fui vítima”, diz.

Salustiano ainda declara que irá pedir o arquivamento do processo de investigação que foi protocolado na Corregedoria da Câmara de Ponta Grossa e que, posteriormente, irá tomar as medidas cabíveis na situação. “Estou aguardando o momento oportuno para fazer o requerimento do arquivamento do procedimento que eu mesmo pedi para abrir na Câmara Municipal”, diz. “Com muita calma vou analisar as medidas que eu vou ter que tomar, sendo elas Judicial, para poder exigir reparação de danos e também a medida que eu vou tomar, para poder trazer a luz sobre essa situação, perante à população de Ponta Grossa, preciso reestabelecer o meu conceito como homem público”, completa.

Relembre o caso

O advogado e vereador Izaías Salustiano, foi preso em flagrante na madrugada do dia 16 de julho, acusado de agredir a ex-esposa, Mirielle Costa, emitiu uma nota oficial no final da manhã.

Segundo o vereador, a ex-mulher teria entrado, sem autorização, em uma chácara em que o vereador estava com amigos e, com uma marreta, danificado o veículo de Salustiano. “Durante toda a situação, para evitar danos físicos maiores, procurei conte-la durante suas agressões. Por isso, estou ferido nos braços e na barriga”, disse.

Salustiano afirma que prestou todos os esclarecimentos à polícia, além de já ter agendado o exame de corpo de delito e a perícia no carro. Segundo ele, as atitudes da ex-mulher estão registradas em vídeo. Ele reforça que não possui histórico de agressão contra a mulher e jamais imaginou passar por uma situação assim. “Em toda a minha vida profissional ou política jamais fui agressivo com qualquer pessoa que seja, homem ou mulher”. concluiu.

Veja também

“Todas as atitudes e ações de minha ex-esposa, motivadas por sentimentos negativos, estão devidamente registradas em vídeo”, diz vereador após acusação de de agressão

Vereador protocola investigação do caso Salustiano na corregedoria da Câmara