Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025

Máscaras pela Vida: Guarapuava inicia distribuição à população

2020-05-16 às 07:14

Um trabalho de união pelo bem comum. Em uma ação conjunta, através do projeto “Máscaras pela Vida”, as Secretarias Municipais de Políticas Públicas Para as Mulheres, Assistência e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico e Inovação estão confeccionando e já distribuindo máscaras para a população de Guarapuava que precisa.

O trabalho coletivo, envolveu cada uma das Secretarias em diferentes etapas: enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação comprou todo o material, desde elástico, fio, tecido e pacote, a Secretaria de Políticas Públicas contratou 50 costureiras, que são responsáveis pela produção desses EPIs (Equipamento de Produção Individual), e está fiscalizando todo o processo de confecção. Já a Secretaria de Assistência Social, através dos cadastros de Cras (Centro de Referência e Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e entidades sociais, está no processo de distribuição.

“É uma união que tem dado muito certo porque estamos engajados nesse projeto. Além de promover a saúde e prevenção, estamos oferecendo uma oportunidade de renda para essas pessoas, na maioria mulheres, que é um dos focos da nossa Secretaria”, explicou a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran.

Ao todo, serão produzidas 100 mil máscaras para a população cadastrada nos Cras, profissionais da área da saúde, usuários do transporte coletivo, igrejas, entidades sociais e servidores públicos.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

“O nosso foco, neste primeiro momento, são pessoas em situação de vulnerabilidade social. Trabalhamos para atender esse público da melhor forma possível, porque são as pessoas que precisam, como trabalhadores autônomos, que perderam a renda da família e não conseguem comprar”, enfatizou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

Além disso, as máscaras também são entregue ao público na fila da Caixa Econômica, que aguarda o auxílio emergencial, e que, por vezes, está sem o equipamento de proteção. “Com recursos do município, compramos os materiais e entregamos para que as costureiras contratadas produzissem as máscaras que estão sendo entregues. Além disso, nossas equipes atuam na entrega, seguindo todas as medidas de prevenção”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur.

A gratidão de quem recebe o equipamento fica visível, mesmo por trás da máscara. “Me sinto muito abençoado. Sabemos a dificuldade porque muitas pessoas não têm condições de comprar e ficam expostas. As pessoas que têm, por vezes, não lembram que a vida útil da máscara é curta, que precisar ser lavada e trocada. Vejo essa ação da Prefeitura como um cuidado muito importante com os guarapuavanos”, afirmou o presidente do Conselho dos Pastores, Vanderley Mello, que foi contemplado com a entrega de EPIs para sua igreja.

da Assessoria