Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (14), o médico Nefrologista e Intensivista contou como se especializou na área de investimentos financeiros.
Ramthun destaca que passou a vida se dedicando à Medicina, foi professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, fez Mestrado em Ciências da Saúde, mas afirma que sentia falta de ensinamentos finanças para médicos. “O médico aprende muito sobre Medicina, corpo humano, doenças, mas não aprende nada sobre dinheiro, sai da faculdade sem saber o que é um imposto, como calcular, o que pagar, sai da faculdade sem nenhuma experiência de vida. Começa a trabalhar e começa a ganhar bem, começa a ver um dinheiro que você nunca viu na vida, não sabe como organizar e administrar”, observa.
Foi aí que, juntamente com outros dois sócios, criou a empresa ‘Além da Medicina’, que disponibiliza soluções e ensina habilidades sobre o que os médicos não aprendem na faculdade, desde como estudar melhor, como começar ou melhorar o consultório, além de conteúdos sobre finanças e investimentos.
Neste ponto, Maikel comenta que são frequentes os casos de médicos que se endividam e se tornam escravos do próprio trabalho para pagar as contas. “Quando eu falo que você tem que viver um degrau abaixo daquilo que você pode, não é que você tem que viver na garagem da casa da sua mãe comendo miojo. A liberdade financeira vem muito antes de você alcançar aquele patrimônio. A liberdade financeira começa quando você consegue fazer uma reserva e se o hospital atrasar uns três meses de pagamento, você não vai ficar desesperado, porque você tem aquela reserva em dinheiro que vai poder te manter”, pontua.
Entretanto, ele defende que o planejamento financeiro deve vir em primeiro lugar, antes de adquirir bens de alto valor. “Não tem nada de errado em ter o carro legal, se é o seu sonho, ou ter um apartamento bacana, mas desde que seja feito com planejamento e colocando essas coisas na ponta do lápis. É muito simples: a melhor maneira de sobrar dinheiro no final do mês é colocar em uma planilha, caderno, aplicativo, tudo o que gasta no mês e quanto você ganha. O nosso cérebro engana, a gente tende a pensar que gastamos menos do que realmente gastamos. Se colocar na ponta do lápis, vai ver que gasta muito mais do que achava”, diz.
“O dinheiro pra mim é pra duas coisas principais, ele te dá liberdade de escolha, eu posso escolher ir em um restaurante legal, fazer uma viagem com a família, e a liberdade de tempo, é não precisar trabalhar de domingo a domingo, se tem uma liberdade financeira, não precisa se submeter a tudo isso. Pra mim isso é o principal e o resto é perfumaria”, completa.
Para saber mais, basta acessar as redes sociais do médico: @medicomaikel e @alem.da.medicina
Confira a entrevista completa: