{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

"Nos preparamos para o pior e colhemos o melhor que nos podia acontecer", afirma prefeito de Curitiba sobre ações no combate à COVID-19

há 5 anos

Redação

Publicidade
"Nos preparamos para o pior e colhemos o melhor que nos podia acontecer", afirma prefeito de Curitiba sobre ações no combate à COVID-19
Publicidade

Na tarde desta sexta-feira (21), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, conversou com o comunicador João Barbiero, e falou sobre as ações que estão sendo realizadas em combate à pandemia de COVID-19 na capital. Entre os pontos abordados na conversa, Greca contou como Curitiba está vencendo a pandemia na área da saúde e quais foram as decisões mais importantes neste período.

Saúde

Greca afirmou que o segredo para o sucesso no combate ao coronavírus foi não ter investido em um hospital de campanha, mas sim em hospitais de qualidade. "A grande decisão foi não comprar um hospital de campanha. Eu abri hospitais de verdade. Investi no Hospital Vitória e no Instituto de Medicina do Paraná. Abri a Casa Irmã Dulce, e também desativei a maternidade do Bairro Novo e abri leitos clínicos lá", explica.

Além disso, ele conta que todos os nove mil funcionários da Saúde Pública de Curitiba foram treinados como intensivistas de UTI, para dar todo o socorro necessário aos pacientes. "Nos preparamos para o pior e colhemos o melhor que nos podia acontecer", afirma.

O prefeito ainda conta está mantendo leitos de UTI exclusivos para o SUS, mesmo que isso custe caro. "Uma vaga de UTI custa em média R$ 1.500 por dia. Mas eu não quero que ninguém padeça por falta de atendimento, que ninguém morra sem socorro. Não pode haver discurso político num momento de agonia e de aflição. É preciso haver a união de todos.", afirma.

Comércio e transporte público

Greca contou que em Curitiba o comércio ficou aberto durante 108 dias sem restrições, mas acolheu o decreto do Governador para que o Sistema de Saúde não entrasse em colapso na região metropolitana.

Sobre o transporte público, o prefeito explicou que os ônibus não foram proibidos de circular, mas começaram a ser sanitizados com produtos específicos para a limpeza.

Volta às aulas

Sobre a volta às aulas em Curitiba, Rafael Greca foi enfático: "não quero ser matador de inocentes". O prefeito explicou que o ensino à distância permanecerá por mais um tempo, pois não há um consenso sobre a segurança das crianças, já que elas podem ser transmissoras assintomáticas do coronavírus, de acordo com uma pesquisa realizada em São Paulo.

Balanço sobre o mandato

Ao fazer um balanço sobre os quatro anos de gestão, Greca afirma que está satisfeito com o trabalho realizado. "Neste momento eu tenho orgulho de ter recuperado a minha cidade. Prometi entregar a minha cidade melhor, mais bonita, mais justa e a cidade está recuperada, com cada coisa em seu lugar".

E sobre a sua pré-candidatura, Rafael Greca afirma que deseja se dedicar para fazer ainda mais por Curitiba. "Quero trabalhar efetivamente para que eu possa recuperar Curitiba da pandemia do coronavírus e fazer a cidade crescer num outro patamar. A vontade de fazer pulsa no meu coração curitibano!", finaliza.

Confira a entrevista completa:

https://www.facebook.com/joaobarbiero/videos/2768297566786520/
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Sesa destina insumos hospitalares para atendimento às vítimas de tornado no ParanáAo todo, 32 pessoas permanecem internadas, quatro delas em unidades de terapia intensiva
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia